Mark Zuckerberg muda o nome do Facebook e passa a chamar-se “Meta”

Não podemos dizer que ficámos surpreendidos, já que na semana passada publicámos uma notícia que ia nesta mesma direção: a alteração do nome da empresa. O nome escolhido é “Meta”, que tendo em conta o objetivo da empresa e as informações que a empresa gerida por Mark Zuckerberg divulgou, acabam por não surpreender. Aliás, vamos mais longe, estaríamos à espera de um pouco mais de originalidade.

O Facebook já anunciou que o seu objetivo a curto prazo é apostar no metaverso, uma novidade realidade virtual que eleva o nível das redes sociais, sendo que referiu que irá contratar mais de 10.000 pessoas na Europa nos próximos anos para fortalecer esta aposta do Facebook.

Mark Zuckerberg disse que “Está orgulhoso do que construímos até agora, e estou entusiasmado com o que vem a seguir – à medida que avançamos além do que é possível, além das restrições dos ecrãs, além dos limites da distância e da física, e em direção a um futuro onde todos podem estar presentes uns com os outros, criar novas oportunidades e experimentar coisas novas. É um futuro que está além de qualquer empresa e que será feito por todos nós”.

Esta alteração acaba por ser similar ao que o Google realizou há alguns anos, quando alterou a sua organização e passou a chamar-se Alphabet.

Mas o que é o Metaverso?

A Wikipédia dá uma boa explicação: Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”.

E é esta a aposta que o Facebook quer fazer para o futuro, criando um autêntico mundo virtual, aliando à já sua grande rede de contatos sociais, o Facebook. No entanto, o Facebook não é o pioneiro nestas andanças.

O jogo Second Life é que é o primeiro verdadeiro metaverso disponível ao utilizador. Se não chegou a experimentar, já que nos primeiros anos do jogo foi bastante conhecido e falado, o jogo já oferece isso mesmo: interação entre vários utilizadores, mas tudo ocorrendo num mundo virtual.

Então e a rede social Facebook também vai mudar de nome?

Não. Pelo menos, Mark Zuckerberg não refere que isso vá acontecer (pelo menos para já). O objetivo é juntar todos os vários elementos que a empresa já tem para criar o metaverso: realidade virtual, reealidade aumentada e rede social, mas, por agora, o Facebook não deverá mudar de nome, o que não quer dizer que isso não venha a acontecer no futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui