Hoje trazemos um novo veiculo neste caso fomos para a estrada com o VW Tiguan 2.0 TDI. Este SUV compacto passou por uma sucessão de testes na estrada, e trazemos para si, todos o nosso relatório/feedback para ficar a conhecer um pouco mais sobre este modelo e até ajuda-lo numa possível compra.
VW Tiguan Allspace: Desempenho e Direção
Achamos que a melhor opção de motor Volkswagen Tiguan para a maioria dos compradores é o motor a gasolina 1.5 litros de 148 cv no 1.5 TSI 150. Ele precisa de bastante aceleração para obter o melhor dele, mas existe tração suficiente no que diz respeito a baixas rotações.
A versão de 128 cv do mesmo motor 1.5 a gasolina básico (chamado 1.5 TSI 130) também poderá ser uma boa solução. No entanto, embora esteja à altura do trabalho no VW Golf menor, ele tem mais dificuldades no Tiguan mais pesado e isso será particularmente perceptível se conduz frequentemente com uma carga completa de passageiros.
Se a eficiência é uma prioridade, o eHybrid poderá ser a opção certa para si. É um PHEV que combina um motor a gasolina de 1,4 litros com um motor elétrico, produzindo um total de 242 cv. É rápido o suficiente para atingir a velocidade da rodovia rapidamente e pode acelerar de 0 a 100 kms/h em apenas 5,7 segundos.
Quando o eHybrid funciona apenas com o motor elétrico, este é forte o suficiente para acompanhar o tráfego na cidade, mas o desempenho diminui rapidamente se pensar em atingir velocidades mais altas. O alcance elétrico oficial é de 50kms, mas acredito que na verdade dado as condições da estrada, tempo etc. arrisco-me a dizer que possa andar pelos 40kms o valor mais real.
VW Tiguan Allspace: Suspensão e conforto de condução
Pelos padrões dos SUVs familiares, o Tiguan anda muito bem. Ele suaviza imperfeições maiores da estrada e até suporta bem as lombas e a sua suspensão é firme o suficiente para suportar maiores impactos.
As versões com rodas maiores são menos confortáveis, e o peso adicional do eHybrid significa irá sentir bem os buracos.
VW Tiguan Allspace: Direção
O Tiguan tem um comportamento mais parecido com um hatchback convencional do que muitos de seus rivais SUV. Alguns de vós podem achar a direção um pouco leve, mas eu achei ela bastante o que facilita bastante a sua condução.
Não há muita rotação da carroceria nas curvas e todas as versões têm bastante aderência, com os modelos 4Motion com tração nas quatro rodas oferecendo boa tração em condições onde o piso está mais escorregadio.
VW Tiguan Allspace: Ruído e Vibração
O motor 1.5 TSI 150 do Tiguan é relativamente silencioso em baixas rotações. Começa a subir o ruido quando começa a acelerar mais, mas não sente muita vibração nos controlos. Os modelos manuais têm um pedal de embreagem confortável e uma mudança de mudanças agradável, enquanto as versões automáticas DSG mudam suavemente num movimento, mas podem ser bruscas durante manobras em baixa velocidade.
O 2.0 TDI é bastante silencioso para os padrões do diesel, embora seja mais ruidoso do que a gasolina. O eHybrid, por sua vez, é incrivelmente silencioso quando funciona apenas com energia elétrica. Durante o nosso teste, fizemos um teste em que não carregamos muito no acelerador e posso afirmar que permaneceu bastante silencioso mesmo com o motor a gasolina funcionar.
No nosso teste em que fomos para velocidades mais altas, já irá começar a ouvir um ruído de vento ao redor dos retrovisores externos, mas o ruído da estrada será mínimo.
VW Tiguan Allspace: Posição de condução e painel
Ficar confortável no Volkswagen Tiguan é fácil, graças aos diversos ajustes do banco e do volante. Os pedais estão bem posicionados e um prático descanso para o pé da embreagem.
O suporte lombar ajustável para os bancos dianteiros é padrão em todos, exceto no acabamento básico do Tiguan.
Se já passou algum tempo em outros carros da Volkswagen, logo se orientará no painel do Tiguan. No entanto, é decepcionante que os designers tenham decidido eliminar quase todos os botões. A substituição dos controlos físicos por pequenos pads sensíveis ao toque tornou até mesmo a alteração da configuração de temperatura mais perturbadora em movimento.
Os modelos R Line vão ainda mais longe, substituindo os botões físicos na direção por controlos de toque que são fáceis de ativar com um toque. Todas as versões vêm com um versátil painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, que substitui os mostradores analógicos e pode mostrar claramente todo o tipo de informações úteis.
VW Tiguan Allspace: Visibilidade, sensores de estacionamento e câmeras
O Tiguan oferece uma excelente visão do para-brisa, mas a visibilidade traseira não é tão boa, devido aos pilares grossos na parte traseira do carro.
Felizmente, para tornar o estacionamento mais fácil, todas as versões vêm de série com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. O acabamento Elegance também adiciona uma câmera traseria que liga quando inicia a macha atras.
A sua visibilidade é excelente à noite graças aos faróis LED automáticos de série em toda a gama.
VW Tiguan Allspace: Navegação por satélite e infoentretenimento
Todos os Tiguans recebem um ecrã sensível ao toque de 8,0 polegadas como padrão, com navegação por satélite integrada, Apple CarPlay sem fio e espelhamento de smartphone Android Auto .
O ecrã é bastante pequeno para os padrões modernos e é montado bem baixo no painel. Embora a sua posição não seja a melhor na minha opinião a sua visualização é nítida e rápida para responder ao que você solicitar.
Também testamos o sistema Discover Pro opcional de 9,2 polegadas, que adiciona funções de controlo de gestos e voz que, francamente, não funcionam muito bem.
VW Tiguan Allspace: Bagageira
O Tiguan tem um porta-malas muito grande para os padrões da classe, com 615 litros de espaço.
Existe apenas uma pequena borda para levantar a bagagem quando o piso padrão com altura ajustável está numa posição mais alta. O Tiguan eHybrid PHEV tem menos espaço em comparação com os modelos normais, 139 litros, mas ainda existe uma quantidade útil de espaço disponível.
Como seria de esperar, deslizar os bancos traseiros totalmente para a frente aumenta substancialmente o espaço de Bagageira, sendo que se abrir os lugares traseiros, o espaço de bagageira será consideravelmente reduzido, o que é normal neste tipo de automóveis.
VW Tiguan Allspace: Segurança e proteção
O Tiguan obteve cinco estrelas de cinco em segurança quando foi testado pelo Euro NCAP.
Todas as versões do Tiguan vêm com uma travagem automática de emergência (AEB) e assistência para manutenção de faixa, enquanto a atualização para o acabamento Life adiciona reconhecimento de sinais de trânsito e um sistema que monitora a fadiga do motorista.
VW Tiguan Allspace: Veredito
O Volkswagen Tiguan Allspace provou ser uma escolha robusta e eficiente para aqueles que procuram um SUV capaz de lidar com a demanda de transportar cargas pesadas e fazer viagens longas com conforto e economia. Equipado com um motor diesel de 150 cv e uma transmissão DSG de sete velocidades, o Tiguan Allspace demonstra que, mesmo não sendo o mais potente do mercado, dispõe de suficiente potência e binário para cumprir suas tarefas de forma competente.
Durante o nosso ensaio, que incluiu uma variedade de condições de condução, o Tiguan Allspace destacou-se principalmente pela sua eficiência de combustível. Com um consumo médio registrado de apenas 5,3 litros por 100 km — uma marca impressionante e abaixo do consumo combinado homologado de 5,9 litros — este veículo não só respeita o ambiente como também o bolso do consumidor, especialmente considerando que menos de 10% da condução ocorreu em ambiente urbano, onde o consumo tende a aumentar.
A escolha da Volkswagen de equipar a versão Allspace exclusivamente com este motor diesel parece acertada, dado que a configuração proporciona um equilíbrio ideal entre desempenho e utilidade, especialmente para quem precisa dos lugares adicionais e não pode optar pelo motor plug-in de 1,4 litros com 245 cv, disponível no modelo de cinco lugares.
Em suma, o Volkswagen Tiguan Allspace não só cumpre o que promete como também supera as expectativas em termos de eficiência de combustível, oferecendo uma solução prática e econômica para famílias grandes ou para quem precisa de espaço adicional sem comprometer o desempenho e a economia. É uma excelente escolha para quem procura um veículo espaçoso, confortável e capaz, tanto para o dia a dia quanto para aventuras mais longas.