Manter pressionada a barra de espaço é um dos melhores truques do YouTube

O YouTube é uma plataforma de vídeos que, apesar de ser bastante intuitiva, esconde uma série de atalhos que podem melhorar a nossa experiência de utilização. Neste artigo, vou falar-vos de um desses atalhos que, surpreendentemente, descobri recentemente. Alguma vez se perguntaram o que acontece se mantiverem a barra de espaço pressionada enquanto um vídeo está a ser reproduzido? Vamos descobrir.

A barra de espaço tem um papel mais importante do que pensamos. Para facilitar o acesso às opções do reprodutor, o YouTube disponibiliza uma série de atalhos de teclado que muitos utilizam enquanto navegam na plataforma. Talvez o mais conhecido seja a possibilidade de pausar ou retomar a reprodução ao pressionar a barra de espaço. Também podemos usar as teclas de direção para avançar ou retroceder cerca de cinco segundos no vídeo.

No entanto, a barra de espaço também tem outra função se a mantivermos pressionada enquanto um vídeo está a ser reproduzido no YouTube. Ao fazer isso, conseguimos duplicar a velocidade do vídeo enquanto mantemos a barra de espaço pressionada. Esta funcionalidade pode ser muito útil se quisermos avançar rapidamente o vídeo sem ter de saltar partes diretamente.

Por mais simples que este truque possa parecer, é algo que nunca tinha notado. Como sabem, o YouTube permite modificar a velocidade de reprodução dos vídeos, por isso, através do painel de configurações, podemos reproduzir o vídeo a diferentes velocidades, dependendo se queremos ver o conteúdo mais rápido ou mais lento do que a velocidade normal de reprodução. No entanto, se quisermos aumentar a velocidade em momentos específicos, manter a barra de espaço pressionada ajudará a conseguir isso.

Curiosamente, esta não é a única forma de aumentar a velocidade de reprodução do vídeo sem ter de ir às configurações do reprodutor. Se mantivermos o botão esquerdo do rato pressionado em alguma região do vídeo enquanto este está a ser reproduzido, também duplicaremos a velocidade enquanto mantemos o botão pressionado.

Este último truque poderia ser melhorado se o YouTube nos permitisse duplicar a velocidade se mantivermos o botão pressionado em alguma região da metade direita do vídeo e retroceder à mesma velocidade se mantivermos pressionado em algum ponto da metade esquerda. No entanto, atualmente, não importa em que região do vídeo mantenhamos pressionado, o resultado será o mesmo.

O reprodutor do YouTube tem alguns truques que vale a pena conhecer e a Google vai atualizando-o de tempos a tempos para incluir algumas novidades. Ao longo dos anos, evoluiu bastante, passando para um design muito mais minimalista e funcional. Se também descobriram este pequeno truque recentemente, saibam que não estão sozinhos.

Este é apenas um dos muitos truques que o YouTube tem para oferecer e que, na minha opinião, fazem desta plataforma uma ferramenta ainda mais poderosa e versátil para o consumo de conteúdos multimédia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui