O homem forte da AliBaba vai-se retirar aos 53 anos

Um dos co-fundadores da Alibaba vai retirar-se brevemente da empresa que ajudou a construir. Jack Ma é o homem mais rico da China e foi uma peça chave na construção de uma das principais empresas chinesas. Porém, Jack Ma irá retirar-se do mundo da AliBaba e dedicar-se à filantropia.

A notícia é avançada pelo The New York Times. Jack Ma tem agora 53 anos, tendo começado a empresa em 1999. O AliBaba é uma espécie de “armazém gigante” em que se podem comprar e vender produtos.

Uma empresa de sucesso dentro e fora da China

Esta empresa ajudou a construir a própria forma como os chineses pensam e efectuam as vendas e compras online no seu mercado interno. Porém, o sucesso acaba por ser internacional, sendo que muitas das vendas da empresa se fazem para fora da China.

A AliBaba encontra-se neste momento valorizada em $420 biliões de dólares. Jack Ma controla cerca de 6.4% das acções da empresas, conseguindo assim valer $40 biliões de dólares. É o homem mais rico da China.

Já não é apenas uma loja online

Apesar de ainda ser mais famosa pela sua loja, a AliBaba, à semelhança da Amazon, já tratou de diversificar os seus serviços e produtos. Encontra-se neste momento no mundo do media digital, na computação de cloud assim como em muitas outras indústrias e tecnologias. Por exemplo, o serviço de pagamentos online Alipay é bastante utilizado na China. A empresa também possui uma parte considerável da plataforma que é considerada o “Twitter da China”, o Weibo.

Jack Man já se tinha “despromovido”

Jack Man tem vindo a trabalhar neste “divórcio” há algm tempo. Em 2013, cedeu o lugar de CEO a David Zhang, tendo passado para executivo. É ainda o homem forte da Alipay. Porém, o actual CEO da AliBaba deverá assumir todas as responsabilidades do seu colega.

O objectivo de Ma passa agora por dedicar mais tempo à Jack Ma Foundation, uma fundação concentrada em aumentar os níveis de educação na China rural.

Fonte: The New York Times

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui