A Alibaba, anunciou há pouco tempo o lançamento do seu próprio modelo de inteligência artificial generativa, o LLM Tongyi Qianwen, semelhante ao ChatGPT e ao modelo da OpenAI. O LLM é capaz de trabalhar em língua chinesa e inglesa, o que o torna exclusivo no mercado.
A empresa divulgou um comunicado à imprensa informando que o novo modelo de IA também será oferecido a clientes e desenvolvedores, permitindo que criem versões personalizadas do LLM para atender às suas necessidades.
Aqui está uma parte das palavras do CEO Daniel Zhang, na qual ele declara a importância de tal passo. “Estamos num avanço tecnológico impulsionado por IA generativa e computação em nuvem, e empresas de todos os setores começaram a adotar a transformação de inteligência para se manter à frente do jogo”.
A IA generativa chamou a atenção do público com o lançamento em novembro do ChatGPT, o chatbot baseado num poderoso mecanismo de IA capaz de responder a perguntas diretas, escrever códigos, programar, manter conversas complexas, compor poesia e muito mais.
A Microsoft é uma das empresas que olha para o futuro e, por isso, investiu no desenvolvimento da tecnologia, ao mesmo tempo que assegurou um acordo para utilizá-la no Bing, o seu motor de busca. Desde que o Bing implementou a tecnologia de inteligência artificial, a sua base de utilizadores tem aumentado em grande escala, o que não é de surpreender, pois a IA tornou a pesquisa mais rápida e precisa.
Assustadas com o possível impacto do chatbot e movidas pela necessidade de não perder estes passos fundamentais, as principais empresas de Big Tech tentaram avançar e entre elas a que mais acelerou foi o Google, que respondeu revelando o seu rival chamado Bard.
O modelo de IA sem precedentes do Alibaba será integrado primeiro ao DingTalk, um software de comunicação e colaboração empresarial criado pelo Alibaba, e ao Tmall Genie, um alto-falante inteligente com assistente de voz fabricado pela empresa.
Relembramos que o ChatGPT foi recentemente protagonista de um bloqueio em Itália como medida de precaução operada pela própria OpenAI na sequência dos problemas de proteção de dados pessoais. Embora seja possível contornar o limite usando uma simples VPN, o problema é complicado e merece atenção.
Fonte:Alibaba