Há Realidade Aumentada no Audi Q4 e-tron

O HUD – ecrã de realidade aumentada (augmented reality heads-up display) não é o único novo brinquedo tecnológico da Audi. Como o GT, o Q4 vem repleto de ecrãs modernos, como o um ´Cluster´ de instrumentos de 10,25 polegadas, que vem de série. Substitui os manómetros mecânicos e os mostradores de outrora por um “medidor de potência” que resume todas as informações relevantes que o condutor pode precisar, desde a saída do veículo até à Quantidade de carga remanescente na bateria de 82 kWh do Q4.

Os condutores também terão a sua escolha de um Ecrã tátil MMI de 10,1 polegadas (1.540 x 720) que lida com a maioria das características da cabine do veículo ou que poderemos atualizar para uma versão de 11,6 polegadas (1.764 x 824) que a Audi está a apresentar como o seu maior ecrã tátil até à data. Um ecrã maior será opcional e deverá estar disponível até ao final do ano.

Os feixes aumentados HUD do Audi Q4 e-tron projetam informações sobre o para-brisas, e tudo o que tem que fazer é manter os olhos na estrada. Embora possa não ser tão rápido como o seu primo GT, o próximo EV compacto e-tron da Audi terá alguns novos truques que o sedan não possui.

Especificamente, o Q4 virá equipado com ecrã de cabeça-de-cabeça de realidade aumentada (HUD), embora opcional, capaz de apresentar dados críticos de condução diretamente na linha de visão do condutor.

Estes ´HUDs´ não são propriamente novos no espaço automóvel, ou mesmo EV. O autor do artigo refere que era um grande fã do POP-up HUD no Kia Niro EV de 2019. No entanto, o HUD do Q4 é muito mais do que um simples pedaço de plástico transparente montado em colunas de direção – é exibido dentro do para-brisas em si.

O HUD é composto por duas secções: uma secção de estado estático que mostra informações básicas como a velocidade e sinais de trânsito atuais do veículo, e uma secção de realidade aumentada ativa (AR).

Dentro da secção AR, características como as setas de viragem geradas pelo sistema de navegação serão sobrepostas no campo de visão do condutor (aproximadamente onde eles devem estar na vida real), aparecendo a flutuar até 10 metros à frente do veículo a 60 FPS e cobrindo aproximadamente 70 polegadas da porção diagonal do para-brisas dianteiro. A secção de estado, por outro lado, vai parecer sentar-se apenas 3 metros à frente do posição do motorista.

Para gerar estas imagens, o Q4 baseia-se naquilo a que a Audi chama a sua unidade de geração de imagens (PGU), localizada dentro da consola de instrumentos do condutor. “Um LCD particularmente brilhante direciona os feixes de luz que gera em dois espelhos de nível, e os componentes óticos separam as porções para áreas próximas e distantes”, explica a empresa em comunicado de imprensa.

“Os espelhos de nível direcionam para um grande espelho côncavo que pode ser ajustado electricamente. A partir daí, chegam ao para-brisas, o que os reflete no que é conhecido como a ´caixa dos olhos´, e assim nos olhos do condutor.”

Para evitar que as imagens aumentadas se enturvem, saltem ou percam a sincronização com a situação real à sua volta, o Q4 utiliza um ´Ar Creator´ (essencialmente uma unidade de processamento modular baseada em software) para prever continuamente onde os objetos em torno do veículo estão e a rapidez com que as suas posições estão a mudar durante as frações de segundo que levam a recolher,e a exibir as informações recolhidas pelos vários sensores do veículo no HUD. Isto evita que a imagem de AR trema enquanto conduz.

Curiosamente, o AR HUD funciona mesmo que tenha o Q4 a funcionar em cruzeiro adaptativo. Enquanto o veículo se mantiver no centro da pista, o HUD ainda fornecerá ao condutor informações pertinentes.

Por exemplo, se o Q4 vê que está perto de um marcador na estrada, e o condutor ainda não ligou o respetivo sinal, o veículo irá ativar o sistema de aviso de partida e sobrepor uma linha vermelha direita sobre o marcador de estrada real.

E, uma vez que interagir com ecrãs táteis enquanto conduz é uma excelente maneira de acabar com o seu carro amarrando à divisão central da autoestrada, o Q4 e-tron vai oferecer controlo de voz. Basta dizer, “Hey Audi” para ativá-lo e fazer o seu pedido.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui