Ensaio Polestar 2: Análise

O Polestar 2 é um hatchback totalmente elétrico que oferece mais de 640 quilômetros de autonomia na versão Long range e vem com um estilo Scandi elegante que se destaca.

Com base no Polestar 2 original, a revisão 2023 introduziu uma grade frontal com uma pequena ventilação para arrefecer uma área quadrada que abriga os sensores para os sistemas de segurança.

Não existe muitas mudanças lá fora, e é o mesmo para o interior, a maioria das mudanças está sob o capô, como veremos mais à frente. O exterior moderno combina com o interior, com excelente qualidade de construção e materiais agradáveis. O infoentretenimento também é muito simples de usar e, na maioria dos aspectos, não precisa de ligar o telefone, pois o sistema do Google é brilhante.

Deixamo-nos de conversas e passamos a dar-vos a conhecer este modelo que testamos e queremos partilhar ao detalhe convosco.

Desempenho e conforto de condução

Com uma configuração mais voltada para o desempenho, o Polestar 2 é excelente de conduzir, embora pareça um pouco firme onde outros EVs são mais confortáveis.

Na cidade

A Polestar tornou os “2” muito configuráveis ​​e oferece muitas configurações de conduções. Os principais que irá usar são o peso da direção e a regeneração do travão. Colocar o carro na configuração de direção mais leve e no modo de regeneração mais agressivo torna  este modelo excelente em estradas urbanas.

Com a regeneração a funcionar no máximo, consegue conduzir com um pedal, o que torna a nossa vida mais fácil (também pode escolher se o carro continua a avançar ou não quando está em velocidades mais lentas). O raio de viragem de 11,5 m em todas as versões do 2 significa que, para um carro que não é o pequeno pode fazer curvas bastante fechadas em estacionamentos ou ruas estreitas.

A visibilidade pela janela de trás não é agradável, então é bom que a Polestar inclua câmeras de 360 ​​​​graus como padrão em toda a linha para ajudar com isso. No que diz respeito aos espelhos retrovisores a opinião é totalmente o contrario pois têm uma aparência excelente e proporcionam uma boa visão lateral.

Na autoestrada

Numa autoestrada, irá descobrir que o Polestar 2 é um veiculo competente. Só obtém controlo da viagem sem o controlo de distância como padrão, mas o sistema é fácil de iniciar graças aos seus botões no volante.

A versão atualizada de motor único montada na traseira é fácil, com o torque instantâneo proporcionando bastante impulso para que possa chegar ao limite da estrada rapidamente. A versão com motor duplo proporcionará ainda mais potência.

Já na autoestrada em andamento irá sentir algum barulho dos pneus nas rodas de liga leve de 19 polegadas, bem como alguma vibração do vento nos espelhos retrovisores. Solução para isso? Faça como nós, ligue o radio e ouça a sua musica ou radio favorita! Não pense que o barulho é insuportável, caso não ligue o radio, não tenha problemas não irá ficar maluco!

Alterar as configurações de direção para que o carro desça também ajuda na eficiência, pois embora não existam modos de direção diferentes, remover a regeneração do travão ajudará a aproveitar ao máximo o impulso e reduzir o uso da bateria.

Numa estrada regional

Ao alterar o peso da direção para ‘Desempenho’ e colocar o travão regenerativo na configuração intermediária, o carro irá parecer estranhamente um carro desportivo como um motor de combustão. Ao substituir a travagem do motor por uma leve regeneração, será capaz de tirar o acelerador, obter alguma resistência e depois virar na curva sem perturbar muito o equilíbrio do peso. É bastante surreal, mas acredite realmente funciona.

Com a direção mais pesada, consegue fazer curvas excelentes e a rotação da carroceria é limitada, para que não sinta que está inclinado nas curvas. O Polestar 2 é certamente um dos melhores EVs para dirigir. O motor elétrico montado na traseira oferece bastante potência, mas quando dirigimos a versão Performance com motores duplos irá notar uma condução mais agressiva.

Espaço

Na parte dianteira do carro, obtém bastante ajuste nos bancos dianteiros e na coluna de direção para ficar confortável, mesmo com o teto solar panorâmico instalado. Ter o teto solar também ajuda a tornar a cabine mais iluminada e espaçosa.

Em termos de armazenamento, obtém dois porta-copos no meio um escondido sob o apoio do braço enquanto obtém uma base de carregamento sem fio como padrão sob o grande ecrã sensível ao toque. As caixas das portas são grandes o suficiente para acomodar uma garrafa e outros itens e, como são forradas, as coisas não fazem barulho. O porta-luvas também tem um tamanho decente, enquanto pode instalar uma cadeira de criança no banco do passageiro dianteiro graças aos pontos ISOFIX de série.

Espaço nos bancos traseiros

Comparado com alguns outros EVs, o banco traseiro do Polestar 2 não é o mais espaçoso para adultos. Especialmente se tiver uma pessoa mais alta sentada na frente, o espaço para as pernas traseiro é limitado, enquanto pessoas com mais de um metro e oitenta de altura também terão espaço para a cabeça especialmente com o teto solar opcional.

Para a maioria, os bancos traseiros oferecem espaço decente, com bom apoio sob as coxas. Os compartimentos das portas também são de bom tamanho, enquanto obtém dois conjuntos de pontos ISOFIX nos assentos externos. As capas soltam-se, portanto, certifique-se de não as perde, mas as portas abrem o suficiente para facilitar a instalação de cadeiras infantis volumosas.

Espaço traseiro

O Polestar 2 tem porta-malas de 405 litros. Pode também obter um espaço de 41 litros sob o capô para guardar alguma coisa que deseje.

Comparado com as suas alternativas, o Polestar 2 fica um pouco abaixo no espaço traseiro. Os bancos traseiros dos 2 dobram-se facilmente e proporcionam um espaço plano. Quando tem isso, são 1.054 litros até o encosto dos bancos traseiros. Estranhamente, se quiser carregar, precisa de abrir a escotilha no porta-malas e não nos bancos traseiros.

Estilo interior, infoentretenimento e acessórios

Os diferentes materiais e texturas criam uma cabine interessante e em camadas. Com o acabamento interno atualizado com couro Nappa mais claro e madeira de freixo de poros abertos, é particularmente bonito, mas a qualidade do acabamento é consistente nas outras opções de acabamento. Todo o acabamento é predominantemente preto.

O estilo escandinavo simples é muito agradável, com um ecrã sensível ao toque em forma de monólito como peça central óbvia. Ele tem uma moldura bastante grossa ao redor da margem que já faz com que pareça um pouco desatualizado, mas o sistema em si é muito fácil de usar.

Executando um sistema baseado no Google, a unidade de 11,1 polegadas obtém mapas e uma loja de aplicativos completa como faria num telefone Android e, na maioria dos casos, não precisará  de ligar o seu smartphone porque é muito fácil de usar.

A qualidade dos materiais é excelente, com todos os principais pontos de contato suaves e de alta qualidade. Encontrará plásticos ásperos na parte inferior, mas as superfícies em si são poucas e raras. As opções de acessórios são limitadas para adicionar ao seu 2. Mas pode optar por barras de tejadilho, tapetes de borracha, uma cobertura do piso da bagageira e uma barra de reboque eletrónica com a qual pode rebocar até 1.500 kg em todas as versões.

Autonomia elétrica, carregamento

Obtém quatro opções de motor e bateria, com uma combinação de motores simples ou duplos e duas baterias. A Polestar introduziu duas novas baterias com a versão atualizada do verão de 2023 do 2.

A linha começa com a versão Standard Range que possui uma bateria utilizável de 67 kWh aliada a um motor montado na traseira que desenvolve 271 cv e 490 Nm de torque. Pode efetuar uma recarga de 10-80% em velocidade máxima que leva cerca de 35 minutos.

Para o resto da gama, obtém uma bateria utilizável de 79 kWh e pode carregar até 205 kW num ponto de carregamento DC. Isto significa que uma carga de 10 a 80% leva 28 minutos. Todas as versões só podem carregar até 11 kW em corrente CA, com uma carga completa levando sete horas para a bateria menor e oito horas para a bateria maior.

O modelo Long Range ganha uma versão aprimorada do motor traseiro, aqui ele tem 299cv e 490Nm de torque. Isto oferece o melhor alcance de 650kms e, quando testado com alguma direção vigorosa incluída, pode facilmente percorrer mais de 480kms com carga total.

Segurança e proteção

Quando foi testado em 2021, o Polestar 2 recebeu uma classificação máxima de cinco estrelas pela Euro NCAP. Em todas as áreas dos testes, pontuaram 80% ou mais, mostrando um excelente nível de segurança especialmente para os ocupantes.

Como padrão, todas as versões vêm com prevenção e mitigação de colisão com detecção de pessoas e ciclistas, aviso de colisão frontal, assistência para manutenção de faixa, assistência de alerta ao motorista e controlo de condução. Também recebe assistência de ponto cego e alerta de tráfego cruzado para maior tranquilidade.

Veredito: Polestar 2

Se estivesse em duvida entre comprar e não comprar, eu optava por comprar. Este carro oferece uma experiencia magnifica de condução junto com as suas funcionalidade muito interessante. Como tudo têm os seus pontos negativos, nem tudo é um mar de rosas.

Apesar de alguns pontos negativos ( Na minha opinião) não me levaria a recusar a compra do carro, são pequenos detalhes que não são de todo do meu gosto, mas que com o passado do tempo passaria a uma questão de habituação.

O Polestar 2 está à venda a partir dos 53.400€, na versão Standard range Single Motor, no site oficial.

REVER GERAL
Veredito: Polestar 2
ensaio-polestar-2-analiseSe estivesse em duvida entre comprar e não comprar, eu optava por comprar. Este carro oferece uma experiencia magnifica de condução junto com as suas funcionalidade muito interessante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui