Renault apresenta o novo concept-car Scénic Vision

Através do seu propósito, da sua estratégia de sustentabilidade e do lançamento do plano estratégico Renaulution, o Grupo Renault e as suas marcas iniciaram uma grande transformação, passando de uma estratégia orientada para o volume, para uma orientada para a criação de maior valor económico, ambiental e social, com o objectivo de se tornarem neutras em carbono, na Europa, até 2040 e, em todo o mundo, até 2050.

Para ajudar a atingir estes objectivos, a Renault apresentou, em estreia mundial, o novo concept-car Scénic Vision, na cimeira ChangeNOW summit, em Paris. Este personifica o compromisso da Renault com o desenvolvimento sustentável e reflecte o plano da marca para descarbonizar todo o seu ciclo de vida.

Único, singular, plural: um concept-car pioneiro

A Renault está a escrever um novo capítulo na sua história, com um concept-car inovador que é, ao mesmo tempo, pioneiro e visionário. No exterior, prefigura o futuro do automóvel familiar 100% eléctrico da gama Renault. No interior e tecnologicamente falando, convida-o a viajar para outro tempo, para um futuro onde as tecnologias e as inovações servirão um mundo mais sustentável e amigo do ambiente.

“Todos os nossos compromissos empresariais não são suficientes se não os levarmos até aos nossos automóveis.  Foi por isso que solicitei às equipas Renault que apresentassem o primeiro concept-car que encarna, plenamente, a nossa nova estratégia ESG e os seus três pilares: ambiente, segurança, e inclusão.

Chamámos-lhe Scénic Vision. Scénic, como o nosso icónico “voiture à vivre”, e Vision porque se adapta às novas expectativas das pessoas”, afirmou Luca de Meo, CEO do Grupo Renault e da marca Renault.

O Scénic Vision trilha um novo caminho para uma mobilidade mais sustentável, segura e inclusiva. Visionário e exploratório, encarna as mais avançadas perspectivas tecnológicas de descarbonização e personifica os três pilares da estratégia de desenvolvimento sustentável do Grupo Renault: ambiente, segurança e inclusão.

  • As inovações com conceção ecológica (Eco-design) e economia circular, com a incorporação de mais de 70% de materiais reciclados, incluindo vários circuitos fechados, e 95% de reciclibilidade, contribuem diretamente para a conservação de recursos.
  • A motorização híbrida, tanto elétrica como de hidrogénio, visa reduzir o tempo de paragem para recarga de energia, enquanto reduz a pegada de carbono, incluindo a da bateria. O Renault Scénic Vision tem emissões zero na produção e utilização, e uma pegada de carbono 75% menor do que a de um automóvel elétrico convencional.
  • A tecnologia a bordo oferece maior segurança para o condutor e passageiros, reduzindo o número de acidentes em até 70%. A concepção deste concept-car reflecte também o desejo das equipas de criar um automóvel único, que seja acessível e adequado para todos.

“O concept-car Scénic Vision encarna a transformação da Renaulution numa empresa mais verde e orientada para a tecnologia. Abraça os desafios do clima, da conservação de recursos, da segurança e saúde dos utilizadores e da acessibilidade. Abre um novo capítulo no desenvolvimento dos nossos automóveis, pensado desde a concepção até ao fim da sua vida útil, de uma forma ecossistémica. Para além de ser um objecto de design, personifica uma série de objectivos que o Grupo estabeleceu para si próprio e que serão gradualmente introduzidos nas próximas gerações de automóveis.” disse Cléa Martinet, Vice-Presidente de Sustentabilidade do Grupo.

Um desenho que abre o caminho a novas perspectivas

O concept-car Scénic Vision encarna verdadeiramente a “Nouvelle Vague” da Renault e é o resultado de um exercício de design minucioso e de escolhas estéticas arrojadas. O design prefigura diferentes horizontes temporais para a gama de automóveis Renault. O exterior revela as formas e o estilo de um novo modelo familiar que será comercializado em 2024. O design interior é um estudo prospectivo dos futuros habitáculos da Renault.

O motor híbrido eléctrico e a hidrogénio reflecte o desejo da Renault de encontrar soluções para todos os tipos de utilização e faz parte de uma visão, a longo prazo, que vai além de 2030. Esta concepção abre o caminho a novas perspectivas: a de um mundo em que automóveis e pessoas convergem para os mesmos valores.

“O Scénic Vision representa um novo capítulo na história do Grupo Renault e para a marca. Este conceito prefigura o design exterior do novo modelo Scénic 100% eléctrico para 2024 e a nova linguagem de design Renault. O design interior, é um estudo futurista que antecipa os interiores Renault. O Scénic Vision fornece um conjunto de tecnologias e inovações ao serviço de uma mobilidade mais sustentável”.  Afirmou Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da marca Renault.

Eco-design e circuitos curtos

  • 70% dos materiais utilizados no automóvel são reciclados e mais de 95% do automóvel em si é reciclável, incluindo a bateria.
  • O piso do automóvel é composto por aglomeração de resíduos de plástico de outras fontes (garrafas de leite, tubos de plástico, etc.). Em todo o automóvel, 30% do plástico é de origem biológica. Os acessórios do automóvel são feitos de carbono reciclado da indústria aeronáutica.
  • Estão a ser utilizados citcuitos curtos em materiais estratégicos, tais como a platina, o cobre, o alumínio e o aço, bem como nos minerais das baterias.
  • Os pneus são fornecidos por um fabricante membro da GNSPR (Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável), comprometido com a responsabilidade ambiental e dos direitos humanos.
  • O couro é abandonado e substituído por poliéster de baixo carbono 100% reciclado.
  • O depósito para as células de combustível é feito de fibra de carbono produzida a partir de resíduos de papel reciclado.

Melhor qualidade do ar

  • No interior: Colocado na porta do condutor, um filtro de ar melhora a qualidade do ar no interior do automóvel, ao filtrar o ar vindo do exterior.
  • No exterior: Os pigmentos negros na tinta são derivados do processamento de partículas capturadas na atmosfera; uma tinta sem pigmento sintético, que contribui para a melhoria da qualidade do ar.

O melhor da electricidade e do hidrogénio

  • Tecnologia H2-Tech: um automóvel híbrido, tanto eléctrico como a hidrogénio, equipado com uma célula de combustível de 16kW. A tecnologia H2-Tech baseia-se no principio do “extensor de autonomia”, que permite transportar uma bateria duas vezes mais leve, para a mesma autonomia, contribuindo assim para a descarbonização, para além da electrificação do automóvel. Embora esta solução seja uma visão para um automóvel de passageiros, o Grupo Renault através da Hyvia (parceria com a Plug Power) já oferece soluções H2 em VCL (comerciais ligeiros).
  • Em 2030 e após, quando a rede de estações de hidrogénio for suficientemente grande, será capaz de conduzir até 800 km sem parar para carregar a bateria. Só terá de parar durante cinco minutos, ou até menos, para encher o depósito de hidrogénio.
  • No seguimento das parcerias já estabelecidas, este automóvel tem uma pegada de carbono 75% menor do que a de um automóvel eléctrico como o Mégane E-Tech eléctrico. A bateria é até 60% menos intensiva em carbono do que uma bateria equivalente, graças à utilização de circuitos curtos e à obtenção mais reduzida em carbono de minerais, e à utilização de energia com menor teor de carbono para montar e produzir a bateria.

Segurança

Total transparência e visibilidade

  • Um sistema de câmaras integrado na dianteira do automóvel aumenta o campo de visão do condutor em 24%, através da retransmissão do ambiente circundante, em tempo-real, num ecrã posicionado no painel de instrumentos. O pára-brisas é assim aumentado para 180°, para assegurar uma visibilidade total e tranquilizadora, e o capot parece transparente.

Uma nova geração de segurança e de saúde conectadas: Safety Coach (Treinador de Segurança)

  • Um sistema da interface de avaliação de risco ajuda a antecipar situações de stress de última hora. Compensa a possível falta de atenção do condutor e dá conselhos personalizados para melhorar continuamente os hábitos de condução. Esta interface também fornece conselhos de saúde personalizados ao condutor, através da análise dos dados recolhidos pelas câmaras e sensores ligados colocados dentro do habitáculo (ritmo cardíaco, fadiga, etc.).

Inclusão

Um automóvel que se adapta ao seu utilizador

  • Um sistema de reconhecimento facial permite abrir a porta e ajustar as configurações do automóvel de acordo com o perfil do condutor. Este sistema oferece também a possibilidade de adaptar as condições de condução a uma possível deficiência.

Espaço sonoro ultra-personalizado e inclusivo

  • Cada assento está equipado com microfones e altifalantes para proporcionar o seu próprio ambiente áudio (rádio, alta-fidelidade, condução assistida por voz), mantendo, ao mesmo tempo, uma comunicação óptima a bordo. A retransmissão da voz dos passageiros e do condutor, e se necessário a amplificação do tom, facilita a comunicação entre os ocupantes do automóvel, em particular se um utilizador com deficiência auditiva estiver a bordo.

Acesso facilitado

  • A ausência de um pilar entre as portas e o piso plano facilitam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui