Polestar O2 – novo “Concept Car” da Polestar é descapotável e com drone incluído

Com o Polestar 2 em produção, e os Polestar 3 e 4 já a caminho, a marca escandinava pertencente à Volvo anunciou o seu concept car totalmente elétrico e descapotável, chama-se Polestar O2. Este já é o segundo conceito da marca escandinava; sendo que o primeiro foi o Polestar Precept, apresentado em 2020 e espera-se que seja lançado em 2024 como Polestar 5.

O O2 é construído na mesma plataforma de “corpo único” já utilizada no Precept/Polestar 5, que de acordo com a marca “mostra como o design da Polestar pode ser adaptado a diferentes carroçarias com uma forte semelhança familiar”. Desta maneira são capazes de produzir dois veículos idênticos mas que proporcionam experiências diferentes.

Enquanto que o futuro Polestar 5 será um grand tourer de quatro portas, o foco do O2 será agarrar no automóvel já descrito e torná-lo mais compacto, oferecendo assim um desportivo totalmente elétrico de duas portas.

O Polestar O2 também é apresentado como um descapotável, o que levou a esta marca escandinava a integrar condutas de ar na carroçaria, cujo o propósito será compensar a perda de performance criada pela remoção do tejadilho através da deslocação de ar criada pelo movimento do carro.

Apesar de ainda não terem partilhado dados sobre o coeficiente de atrito, a marca já partilhou que estas condutos melhoram o fluxo de ar sobre as rodas e em ambos os lados do carro; também mencionou que os faróis traseiros também funcionam como lâminas que reduzem a turbulência gerada na traseira.

Este concept é um autêntico contraste ao atualmente comercializado Polestar 2. Enquanto um é um SUV elétrico desenhado como entrada da Volvo no mercado de veículos elétricos, o veículo mais recente é um desportivo de porte menor, com linhas agressivas e ainda uma distância entre eixos bem mais curta.

O interior deste novo elétrico mostra-se tão arrojado quanto o exterior, sendo construído a partir de um material termoplástico para os recantos mais técnicos e de poliéster reciclado para tudo o resto. O tejadilho, apesar de poder ser recolhido, é na sua maioria composto por duas enormes peças de vidro que permitem uma grande entrada de luz solar para o habitáculo mas também conferem ao carro um aspeto mais arrojado e futurista.

A outra grande novidade é o excêntrico acessório que vem com o O2, um drone. Apesar de não ser a primeira vez que um veículo elétrico vem equipado com um gadget do género, como foi o caso do Renault KWID e do Lexus LF-20 Electric Concept, o drone da Polestar é capaz de um pouco mais do que os “antecessores”. Desenvolvido em parceria com a Hoco Flow, este novo drone autónomo é capaz de acompanhar o carro a velocidades de até 90 Km/h.

Isto é possível devido à existência de um aerófilo atrás dos bancos traseiros, criando uma zona de pressão negativa onde este gadget voador estará a flutuar e a acompanhar o veículo. O sistema de entretenimento no habitáculo servirá não só como comando para este drone mas também terá a capacidade de editar e publicar os vídeos criados.

De momento o Polestar O2 não passa de um protótipo e provavelmente não o veremos como um carro legal na estrada; no entanto a marca escandinava planeia lançar três novos carros, que poderão ter muitas influências deste novo concept.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui