Iniciou-se ontem, quinta-feira, a maior feira de videojogos em Portugal que reúne os principais agentes no setor do gaming no país. O último evento rotulado LGW no nosso país foi em 2019 (pré-pandemia). Quase três anos depois, e com o alívio da situação pandémica que impôs restrições evidentes à organização, a Lisboa Games Week está de regresso e conta com algumas das marcas mais conhecidas desta indústria.
Este regresso fica marcado por algumas novidades, nomeadamente, na área de entretenimento digital, videojogos (com o regresso do retro-gaming), cosplay e criadores de conteúdo (que são presença assídua neste evento) e conta também com algumas das novidades que se fazem em mercado luso, ou seja, a presença de Game Devs (portugueses maioritariamente) em parceria com institutos e academias de território nacional. Porém, e talvez impactado pelo cenário pandémico, o evento ficou reduzido a apenas um pavilhão (contrariamente a anos anteriores).
Ainda sem dados ou expectativas relativamente à presença no evento, julgamos que isso também não seja um problema dada a afluência que encontramos no primeiro dia. Em boa verdade, o facto de ser um pavilhão único faz com que o fluxo de pessoas parece grande, mas a continuar assim, será um ano bem sucedido em termos de afluência ao evento para o espaço (que é metade de 2019). Nota-se também a presença de várias escolas (que chegam em turmas) ao estilo de visita de estudo educativa.
O que é que pode ser encontrado?
Para quem gosta de videojogos, em particular, os jogos retro, saiba que esta edição vê reforçada esta tipologia que tem insurgido como uma nova tendência. Nalguns casos, a nostalgia daqueles que passaram pela experiência de usar máquinas mais antigas e jogos que pela sua simplicidade faziam o dia de milhares de miúdos e graúdos.
Por outro lado, a curiosidade dos mais jovens, as Gerações Z e Alpha, que nascem no pós ’97 e para os quais não existe nostalgia mas um interesse em perceber como os pais conseguiam jogar em duas dimensões ou três dimensões sem gráficos quase foto realistas.
Este ano marcas como a Riot, a Nacom, a Xbox (presença habitual) e a Saber Porto estão presentes. Além disso, os habituais expositores da PlayStation também estão espalhados para proporcionar experiências incríveis seja ao volante de veículos de corrida, seja com os mais recentes títulos.
Junto do local de simulação, estão expostos este ano, um Alpine A110 (que parte do reforço dos franceses na publicidade da divisão desportiva do grupo Renault) e o Hyundai do conhecido piloto do MotoGP, Miguel Oliveira, que se estreou este ano no Rally com a marca coreana.
Nos expositores da AOC, poderá participar de alguns dos jogos que estarão disponíveis para serem jogado através dos monitores da marca — bastante interessantes por sinal! Mas como nem só de jogos e monitores é feito o evento, o conforto na hora de estudar, trabalhar e claro… jogar, só se consegue com cadeiras de qualidade e a Alpha Gamer não faltou à chamada e está presente com alguns dos seus artigos e com setups para que os jogadores possam usufruir de uma experiência confortável de jogo.
Já no espaço da Omen by HP, terá tudo isto reunido num mix de conforto e portabilidade, com a divisão gaming da marca norte-americana a disponibilizar portáteis gaming (de última geração) para quem gosta de se aventurar nos videojogos mas com um setup mais versátil mas não menos modesto, sobretudo, no preço!
Mas quem procura ‘pure performance’ e a portabilidade não é um requisito, tem também algumas das suas torres pré-builts para que possam jogar os jogos mais recentes no mercado.
A procurar repetir o sucesso da edição de 2019, estão presentes algumas das personalidades mais importantes a nível nacional e internacional do mundo do cosplay e criadores de conteúdo. Entre eles (do lado dos criadores), MoveMind, Impakt, Filipa Fizz, João S92, Tadenight, Filipa Santos, Joanass, Zorlack, Ricardo FOX Pacheco, Sara Rechena, Gonçalo Taborda, João Vitória, Gabriela Neves, Nelson AC Silva, Catarina Cardoso e Marco Fresco são alguns dos visados.
Os Game Devs que estão presentes de polos de desenvolvimento como o instituto Piaget e IST (Instituto Superior Técnico) estão também apoiados por marcas como os PlayStation Talents e Novos Talentos FNAC que procuram dar a conhecer o talento de estúdios indie que se iniciam nesta aventura que é o mundo do gaming e onde Portugal tem dado cartas apesar da sua reduzida dimensão geográfica.
É importante recordar que o evento decorre entre os dias 17 e 20 de novembro — quinta e domingo das 10 às 20h e sexta e sábado das 10 às 23 horas — e pode adquirir o seu bilhete nos pontos de venda habituais por 16€ (bilhete diário). Podem acompanhar o evento nas redes sociais oficiais para efeito, no site, no Twitter, Facebook e Instagram da organização da LGW.