A Amazon, gigante do comércio electrónico, anunciou um aumento significativo nos seus investimentos em inteligência artificial (IA), alinhando-se com o movimento de outras grandes empresas de tecnologia como a Google ou a Microsoft. Este investimento pretende capitalizar o rápido crescimento da tecnologia de IA.
Segundo a consultora LSEG Data & Analytics, os investimentos da Amazon, especialmente na construção de infra-estruturas de cloud e IA generativa, terão aumentado 43% no segundo trimestre do ano, atingindo 15 mil milhões de euros.
Este valor representa um acréscimo de cerca de 1,3 mil milhões de euros em comparação com os três meses anteriores. No entanto, o aumento dos gastos com IA deverá impactar as margens de lucro da Amazon, superando os benefícios resultantes dos cortes de custos e das eficiências da cadeia de fornecimento, que têm ajudado a unidade de retalho a manter-se rentável.
A Amazon, entretanto, vai ser investigada no Reino Unido pelo investimento de milhões na Anthropic, empresa de IA generativa criadora do LLM Claude. A Autoridade de Competição e Mercado do Reino Unido questiona se o investimento da Amazon equivale a uma aquisição da Anthropic.
A Amazon Web Services (AWS), que há muito domina o mercado de computação em cloud, enfrenta agora uma forte concorrência da Microsoft, que recentemente lançou serviços baseados em IA para o seu serviço Azure. Em resposta, a Amazon estabeleceu parcerias estratégicas com empresas como a Anthropic e tem oferecido às startups créditos gratuitos para cobrir os custos de utilização dos principais modelos de IA.
A Microsoft e a Alphabet (empresa-mãe da Google) também afirmaram que continuarão a investir em IA, salienta a Fast Company Brasil, mesmo que os retornos esperados demorem mais tempo a concretizar-se. Esta abordagem tem gerado instabilidade nas acções das grandes empresas de tecnologia, cujas avaliações subiram significativamente este ano devido às promessas associadas à inteligência artificial.
Fonte: NYTimes