Roupa espacial para Marte

NASA reconhece que os seus fatos espaciais não têm as melhores e necessárias medidas de segurança para passar para outras etapas, como a ida a Marte. Como foi divulgado recentemente sobre a primeira caminhada de mulheres na Lua, tudo estava atento a esse evento quando infelizmente, teve de ser cancelado porque o fato não serviu a uma das astronautas. Acontecimento um pouco triste.

Antecipando-se a este acontecimento, o Fórum Espacial Austríaco, uma espécie de agência espacial do país, está a construir um novo fato espacial, que tem o nome de Serenidade, de um conceito completamente novo e inovador, e já o apresentou ao público. O teste experimental será realizado no deserto de Negev em 2020. A escolha do local de testes deve-se ao facto de se semelhar a Marte, pelas condições de terreno que são bastante áridas e rochosas. Serão seis, o número de pessoas que iriam passar por astronautas para testar e simular uma exploração ao Planeta vermelho

Visto ser um fato do qual os astronautas não poderão prescindir de maneira nenhuma quando estiverem realmente em Marte, foi dada uma importância fundamental à otimização do conforto e da ergonomia, que contou com a ajuda e colaboração de profissionais especializados na matéria. Para isso, o Professor Simon Annaheim, do EMPA (Laboratórios Federais Suíços de Ciência e Tecnologia de Materiais), liderou uma equipa na concepção deste fato, ao qual foi usado o que há de mais avançado em membranas biomiméticas e têxteis de alta tecnologia.

Esta equipa, especialista reconhecida internacionalmente no campo de conforto de uso, desenvolveu vários modelos corporais para chegar ao melhor. Que ficou demonstrado no novo protótipo com um alcance de uma ergonomia e distribuição de carga significativamente melhores em comparação ao modelo anterior.

De importância vital, não é apenas ao conforto que será dada especial atenção mas também ao gerenciamento térmico do fato, para poder suportar o frio extremo de Marte.

O Professor Simon Annaheim, diz que: “O desenvolvimento de materiais e tecnologia para as viagens espaciais, desempenham um papel pioneiro para os desenvolvimentos também no setor têxtil,”.

Tem se dado muita importância aos equipamentos espaciais mas há algo de vital importância que deveria merecer mais atenção, que é a roupa e os fatos de uso no espaço. E ainda há muito por onde experimentar e criar neste ramo.

(Deserto de Negev)

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here