Três astronautas a caminho da Estação Espacial Internacional

Esta manhã, três astronautas seguiram dentro de um róquete russo Soyuz em direcção à Estação Espacial Internacional. A sua missão tem uma duração de cinco meses e meio. Os três astronautas a bordo são o russo Sergey Prokopyev, a americana da NASA Serena Auñón-Chancellor e o alemãe Alexander Gerst da Agência Espacial Europeia. O lançamento ocorreu às primeiras horas da manhã de quinta feira (07:12 ET) no Baikonur Cosmodrome, no Cazaquistão.

Estes três astronautas irão ocupar o lugar dos três que acabaram de regressar ao planeta Terra após a sua missão ter terminado.

Dois estreantes e um repetente

Para a americana Auñón-Chancellor e para o russo Prokopyev, esta será a primeira viagem ato espaço. O alemão Gerst é repetente e esta será a segunda ida para além da atmosfera terrena. Originalmente, esta missão incluia a astronauta Jeanette Epps da NASA, que teria sido a primeira pessoa afro-americana a entrar na Estação Espacial Internacional. Porém, a NASA retirou a Epps da missão em Janeiro sem explicar publicamente os motivos, e colocou Chancellor no seu lugar. A NASA esclareceu no entanto que não estava a fechar a porta a Epps e que ela poderia ser chamada no futuro.

A viagem demorará dois dias em órbita antes da chegada à Estação, que deverá ocorrer no final do dia de Sexta. Serão recebidos pelos três tripulantes actuais da Estação: os americanos Drew Feustel e Ricky Arnold, assim como o russo Oleg Artemyev.

A última missão levou, e trouxe, a bola de futebol do próximo Mundial

A bola da Fifa World Cup 2018 (chamada Telstar 18) foi levada para a Estação Espacial Internacional pelo cosmonauta russo Anton Shkaplerov no passado mês de Março. A bola esteve na estação durante os últimos três meses, e até foi utilizada pelos astronautas para alguns malabarismos. A bola retornou na segunda-feira quanto a expedição a bordo do Soyuz MS-07 (onde está incluido Shkaplerov) aterrou em segurança no planeta Terra. Esta expedição trouxe de volta ao planeta Anton Shkaplerov, o americano Scott Tingle e o japonês Norishige Kanai, que aterraram no Cazaquistão.

Acompanhe a viagem em directo

A viagem pode ser acompanhada em directo através deste livestream da NASA

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here