Astronautas chineses de regresso à Terra após seis meses no espaço

As três astronautas chineses, também conhecidas como taikonauts, retornaram com segurança à Terra depois de terem passado seis meses a bordo da inacabada estação espacial chinesa Tiangong, de acordo com um relatório da Space.com. Esta é a segunda missão tripulada da China a Tiangong e a mais longa até agora.

A nave Shenzhou 13 pousou no deserto da Mongólia Interior às 9h56, horário local, na manhã de sábado, partindo do módulo central Tianhe da estação espacial cerca de nove horas antes. A tripulação decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan no deserto de Gobi em outubro passado e passou um total de 183 dias na estação espacial.

Esta missão não é apenas a mais longa da China como também o taikonaut Wang Yaping fez história como a primeira mulher chinesa a visitar a estação espacial de Tianhe e também tornou-se a primeira mulher chinesa a realizar uma caminhada espacial. Wang estava acompanhada pelo tripulante Ye Guangfu e pelo comandante Zhai Zhigang. O trio realizou um total de duas caminhadas espaciais, realizou também vários testes em redor da estação, além de realizar duas palestras ao vivo para alunos que assistiam da Terra.

Shenzhou 13 faz parte das 11 missões que a China planeou para terminar a construção da estação espacial Tiangong. A China lançou o módulo Tianhe pela primeira vez em abril de 2021 e depois enviou três taikonautas para colocar a estação online.

Conforme podemos observar pelo Space.com, a tripulação do Shenzhou 14 deve partir para a estação espacial em junho. A China planeia terminar a estação até o final do ano, o que irá incluir o lançamento de dois módulos adicionais.

Embora seis meses a bordo de uma estação espacial pareça muito tempo, é o prazo típico para missões à Estação Espacial Internacional, da qual a China está excluída. A astronauta da NASA Mark Van de Hei, que acabou de retornar à Terra no mês passado, atualmente detém o recorde de maior permanência consecutiva no espaço em 355 dias.

Fonte: Space

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui