317 portugueses candidataram-se a astronautas na Agência Espacial Europeia

O último recrutamento da Agência Espacial Europeia foi em 2008 e há uma conclusão que se retira deste novo recrutamento para astronauta, há uma grande procura para esta profissão. Em 2008 houve um total de 8413 candidatos a esta função, sendo que este ano regista-se um aumento de 268%, com um total de 22589 candidaturas de pessoas oriundas dos 25 Estados-membros e associados da agência.

Outra parte muito interessante destes números é a quantidade de mulheres candidatas, que teve um grande aumento para os  5419, quando há 12 anos atrás tinham sido 1287, e que representa quase um quarto dos candidatos atuais, sendo a grande maioria homens como tem sido habitual. Pela primeira vez, também há uma vaga para para-astronauta, para alguém com uma deficiência física, como altura inferior a 1,30 metros ou deficiência nos membros inferiores. A ESA recebeu mais de 200 candidaturas, com o objetivo de testar os desafios de um voo espacial para pessoas que não se encaixam no perfil habitual desta função.

Olhando para Portugal, acompanho os aumentos, com a ESA a receber 317 candidatos portugueses, sendo 61 mulheres, o que significa um aumento dos 210 candidatos portugueses que houve em 2008. De referir que há entre 4 a 6 vagas para astronautas, para se juntarem aos atuais sete astronautas que pertencem à equipa.

blank

Os astronautas eleitos irão iniciar treinos para futuras missões na Estação Espacial Internacional, como para a Lua e para a futura estação lunar Gateway, que está prevista ser construída nos próximos anos que servirá de base a novas viagens.

Neste momento, a ESA irá verificar os currículos dos candidatos e verificar se cumprem com os requisitos (Ver bem, ouvir bem, ter mais que metro e meio de altura e menos de metro e noventa, idade inferior a 50 anos, estar em excelente forma física e dominar o inglês). Após isso, os candidatos terão seis fases de seleção, como testes cognitivas, testes técnicos, testes de coordenação motora, provas individuais e em grupo, exames médicos e, no final, uma fase de entrevistas.

A estimativa é que apenas em outubro de 2022 é que serão anunciados os  candidatos que irão integrar a equipa de astronautas, bem como também serão selecionados 20 reservas

Dos sete astronautas no ativo ao serviço da ESA, dois são italianos (incluindo Samantha Cristoforetti, a única mulher), dois alemães, um inglês, um dinamarquês e um francês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here