Kim Dotcom mais próximo de extradição para os EUA

Kim Dotcom, o fundador do extinto serviço de armazenamento Megaupload e do seu sucessor Mega, perdeu mais uma batalha nos tribunais para evitar uma extradição para os Estados Unidos da América onde é procurado por acusações de infracção aos direitos de autor e fraude.

Segundo avança a BBC, Dotcom perdeu o seu recurso a uma decisão dos tribunais da Nova Zelândia, onde reside desde 2008.

De que é que Dotcom é acusado?

Kim Dotcom, assim como outros três operadores do site Megaupload (Mattias Ortmann, Bram van Der Kolk e Finn Batato), são acusados de terem causado perdas de $500 milhões de dólares a empresas de entretenimento americanas devido à propagação de material protegido por direitos de autor. São também acusados de terem cometido fraude.

Após os tribunais da Nova Zelândia terem rejeitado o recurso colocado pela equipa de defesa de Dotcom, resta apenas mais uma opção legal: fazer um pedido ao Supremo Tribunal da Nova Zelândia. No Twitter, o advogado de Kim Dotcom, Ira Rothken, confirmou que este será o próximo passo da equipa.

Uma figura extremamente polémica

O Kim Dotcom não é propriamente uma figura mediática consensual, e a questão dos direitos de autor é apenas um dos centros de polémica em que o milionário se viu envolvido. Ele é conhecido por se vangloriar no seu estilo de vida luxuosa, já contribuiu para a propagação de teorias da conspiração ligadas à extrema-direita e chegou mesmo a ameaçar processar a família de um jovem assassinado (Seth Rich) devido a uma das suas teorias da conspiração (no contexto das eleições presidenciais americanas de 2016).

Porém, apesar de Dotcom não ser a pessoa mais simpática para ser defendida, a verdade é que este caso vai muito para além dele enquanto indivíduo. A questão dos direitos de autor na internet, e até que ponto é que as industrias multinacionais de filme e música podem interferir com a liberdade de expressão e partilha na internet, continua na ordem do dia. E este processo acaba por ser mais um dos campos de batalha entre vários onde os limites nesta matéria estão a ser estabelecidos.

Fonte: Gizmodo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui