Infinity, é o comboio que funciona com baterias que carrega através da gravidade

Há algum tempo que se procura por melhores consumos de energia, com o mínimo de emissões poluentes. Estes não são novos objetivos, mas a empresa australiana Fortescue começou a apostar em algumas iniciativas com o objetivo de descarbonização.

Neste sentido, a Fortescue revelou o seu interesse em trabalhar com a tecnologia de a tecnologia de baterias da Williams Advanced Engineering (WAE), tendo adquirido esta empresa, tanto nos seus comboios como noutro tipo de veículos.

Com o pensamento da redução de emissões poluentes, a empresa decidu apostar num comboio, intitulado, Infinity, que possui baterias que conseguem carregar-se através da gravidades. Este novo comboio, “infinito”, foi projetado para mover minérios de ferro, sem que tenha de ser carregado.

Neste sentido, o comboio auto-carregar-se com energia gravitacional, pelo que está equipado com baterias “regenerativas”. Com este novo projecto, a Fortescue acredita que até 2030 vai conseguir atingir zero emissões,  bem como diminuir alguns custos operacionais, tendo em conta que se prevê uma maior eficiência de manutenção.

“O comboio Infinity tem capacidade para ser a locomotiva elétrica a bateria mais eficiente do mundo. A regeneração de eletricidade nas secções carregadas em declive eliminará a necessidade de instalação de geração de energia renovável e infraestrutura de recarga, tornando-se uma solução eficiente de capital para eliminar o diesel e as emissões das nossas operações ferroviárias”, referiu Williams na sua página.

As duas empresas prometem que vão continuar a colaborar no sentido de combater as mudanças climáticas, desenvolvendo novas tecnologias mais ecológicas, concentrando-se em baterias de alto desempenho e sistemas de eletrificação. Os sistemas de bateria e eletricidade de alto desempenho são vitais para que consigam continuar com as suas operações. A Fortescue também já afirmou que pretende atingir emissões líquidas zero até 2030.

Ao longo do tempo surgem novas soluções mais verdes, e está claro que são muitas as empresas que estão comprometidas em deixar para trás a era poluente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui