O primeiro comboio urbano do mundo movido a hidrogénio foi produzido através de uma joint venture entre a CRRC Changchun Railway Company e a Chengdu Rail Transit – duas empresas chinesas. Embora existam outros comboios movidos a hidrogénio, este é o primeiro desenvolvido especificamente para fazer percursos urbanos, noticia o Interesting Engineering.
O comboio saiu da linha de montagem em Chengdu, província de Sichuan, no sudoeste da China, na final de janeiro e já está a circular.
Este novo meio de transporte pode atingir os 160 Km’s/hora e é movido a “uma fonte de energia robusta e confiável” com uma bateria capaz de perfazer 600 quilómetros. Isto pode reduzir as emissões de dióxido de carbono em mais de 10.000 kg por ano.
Os outros comboios a hidrogénio que já existem na China foram feitos para operar na rede ferroviária de alta velocidade e têm sido usados em várias rotas importantes, como as linhas Pequim-Xangai e Pequim-Cantão. Estes têm melhor aerodinâmica, usam menos energia e oferecem mais comodidades para os passageiros, como Wi-Fi e tomadas elétricas.
O hidrogénio é considerado uma fonte de energia limpa porque o vapor de água é o único subproduto que dele resulta quando é queimado como combustível. Não produz poluentes nocivos ou gases com efeito estufa, como dióxido de carbono ou dióxido de enxofre, associados à queima de combustíveis fósseis. Além disso, o hidrogénio pode ser produzido a partir de várias fontes, incluindo recursos renováveis como energia eólica, solar e hidroelétrica, aumentando ainda mais o seu potencial como opção de energia limpa. O processo de reação também é silencioso e estável.
Deste modo, o comboio já não está limitado pelo funcionamento da catenária (uma curva formada por um fio, corda ou corrente pendurada livremente em dois pontos), e nasceu sem os investimentos significativos em infraestrutura e custos de manutenção que acompanham os projetos de transição de eletrificação.
Fonte: Interesting Engineering