Ford Mustang Mach-E regista recorde mundial de eficiência

O Mustang Mach-E, o mais recente veículo totalmente elétrico da Ford, passou a ser detentor de um GUINNESS WORLD RECORD, após demonstrar a sua enorme eficiência entre John O’Groats e Land’s End.

Premiado pelo menor consumo energético registado por um automóvel elétrico, dados verificados, de forma independente, mostraram que o Ford Mustang Mach-E percorreu mais de 10 quilómetros por cada kilowatt-hora (kWh) de energia consumida.

Com 88 kWh de capacidade de bateria disponível, a eficiência alcançada traduz-se em mais de 800 quilómetros de autonomia, aumentando em 190 quilómetros a autonomia oficial de 610 quilómetros do Mustang Mach-E, e triplicando a meta estabelecida pelo GUINNESS WORLD RECORDS para este novo recorde de veículos elétricos.

O desempenho recorde, nesta que é a viagem mais longa na Grã-Bretanha, exigiu paragens para carregamento inferiores a 45 minutos.

Partindo de John O’Groats com uma carga completa, os 1.352 quilómetros até Land’s End – equivalente a subir o Monte Everest quase na sua totalidade – exigiram apenas duas paragens para efetuar carregamentos em Wigan, no Noroeste de Inglaterra, e em Cullompton, Devon.

A equipa do Mustang Mach-E da Ford assumiu o compromisso de estabelecer uma nova referência de consumo para veículos elétricos, para ajudar a eliminar os medos e ansiedade associados à questão da autonomia. Conseguir enfrentar com facilidade a maior distância direta possível no Reino Unido, com paragens de carga curtas, prova a viabilidade do Mustang Mach-E para todas as viagens diárias.

Com o Código da Estrada a recomendar uma pausa na condução de pelo menos quinze minutos de duas em duas horas, o registo recorde mostra que condutores conscientes, que adotem uma condução segura, fazem pausas mais longas nas viagens para descansar, superiores ao tempo necessário para carregar os seus veículos.

Os membros da equipa recordista mundial, Paul Clifton, correspondente de transportes da BBC, e os acompanhantes Fergal McGrath e Kevin Booker, que com ele dividiram a condução, que já reúnem, entre si, vários recordes de economia de gasolina e gasóleo, afirmaram: “Este recorde tem a ver com a demonstração de que os carros elétricos são agora viáveis para todos.  Não apenas para viagens urbanas curtas para o trabalho ou para ir às compras, ou como um segundo carro.  Mas para utilização no mundo real, em viagens longas entre países.  Provámos que, com este carro, o ponto de viragem foi alcançado”.

“A autonomia e eficiência do Ford Mustang Mach-E fazem dele um carro para o quotidiano, bem como para enfrentar viagens imprevisíveis.  Realizámos um dia inteiro de testes num total de 400 quilómetros e ainda tínhamos 45% de carga de bateria para o nosso regresso”.

O carregamento rápido, a 150 kW, do Mustang Mach-E de tração traseira e com bateria de capacidade superior, o modelo que estabeleceu o recorde, acrescenta cerca de 117 quilómetros de autonomia de condução em apenas 10 minutos.

Ao receber a certificação de GUINNESS WORLD RECORD em nome da Ford, Tim Nicklin, Responsável pela Eletrificação, afirmou: “A eficiência do Mustang Mach-E reduziu a necessidade de recarregamentos ao longo da rota mais longa da Grã-Bretanha, provando ser uma referência nesta matéria”.

“O relatório Go Electric da Ford, sobre as perceções dos consumidores, revela que a autonomia média que o público pensa que um carro elétrico totalmente carregado pode percorrer é inferior a cerca de 240 quilómetros. Se o Mach-E consegue percorrer mais de três vezes essa distância nas mãos de profissionais, pode facilmente disponibilizar os seus quilómetros por carga oficiais aos proprietários e, assim, eliminar qualquer tipo de ansiedade associada à questão da autonomia”.

Nesta sua longa viagem noturna, cumprida desde a ponta da Escócia até ao extremo ocidental da Cornualha, a equipa que estabeleceu este recorde mundial para o Ford Mustang Mach-E foi apoiada pelos atuais “Patrulheiros do Ano” da AA, de assistência em viagem, Ben Sheridan e Simon Blake, junto com os respetivos parceiros Vince Crane e Dave Baker.

Os principais locais de carregamento utilizados, geridos pela BP pulse em Wigan e pela Ionity em Cullompton, estão entre os mais de 15.000 spots que podem ser localizados e pagos através da aplicação Ford Pass, sistema que também permite a navegação até ao carregador selecionado.

Registo oficial superado

O consumo de energia mais baixo de condução entre as localidades de John O’Groats e Land’s End num carro elétrico é de 9,66 quilómetros por kWh, tendo sido alcançado por Kevin Booker e Paul Clifton (ambos do Reino Unido) e por Fergal McGrath (Irlanda), nos dias 3 e 4 de julho de 2021, que pode ser confirmado no site oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui