Facebook poderá estar a planear ferramentas para gestão de envio de newsletters

Num comunicado dado ao NYT, um porta-voz do Facebook não confirmou diretamente o relatório, mas disse que a empresa está a trabalhar em formas de apoiar escritores e jornalistas independentes. “Queremos fazer mais para apoiar os jornalistas e especialistas independentes que estão a construir empresas e audiências online.” O vice-presidente do Facebook para as parcerias globais de notícias, Campbell Brown, disse.

“Estamos a explorar formas de ajudá-los a beneficiar dos produtos noticiosos que temos construído, como o Facebook Notícias e subscrições, ao mesmo tempo que se constrói novas ferramentas para complementar o que os jornalistas já acham útil.”

Dada a explosão na popularidade das newsletters, era apenas uma questão de tempo até o Facebook começar a explorar a área. O CEO do Facebook Mark Zuckerberg, disse à sua equipa para fazer do projeto uma prioridade depois de notar a tendência. Mas saltar para o comboio em andamento, é improvável que caia bem com os críticos do Facebook.

Como disse Kara Swisher num tweet: “O Facebook tem uma ideia nova ou precisam de as roubar todas?” E é assim que o Facebook está a planear oferecer ferramentas de newsletter para jornalistas e escritores independentes, noticia o The New York Times. Estes são pensados para incluir funcionalidades para ajudar os escritores a construir o seguinte usando a rede social: curar as suas listas de e-mails e gerir as suas subscrições pagas.

Apesar de os trabalhos sobre o projeto se encontrem em fase inicial, os executivos esperam que as funcionalidades possam ser lançadas já este verão. As notícias surgem assim, porque o interesse em newsletters está a crescer. O serviço de newsletter Substack ostentava mais de 250.000 subscritores pagantes em todo o seu serviço em setembro do ano passado, e só esta semana o Twitter adquiriu a rival da newsletter Revue.

Vários jornalistas de alto nível deixaram as publicações tradicionais para iniciar newsletters independentes, atraídas pela promessa de controlo editorial completo sobre o seu trabalho e a capacidade de lucro mais direta a partir da receita de subscrição que traz.

“QUEREMOS FAZER MAIS PARA APOIAR OS JORNALISTAS E ESPECIALISTAS INDEPENDENTES QUE ESTÃO A CONSTRUIR NEGÓCIOS E AUDIÊNCIAS ONLINE” O Facebook tem tentado destacar melhor as fontes noticiosas na sua plataforma.

O seu Separador de Notícias é uma secção do serviço com conteúdo de organizações de media parceiras, algumas das quais são pagas pela inclusão dos seus artigos. Enquanto o Separador de Notícias viu o Facebook melhorar a sua relação com editores tradicionais, as ferramentas de newsletter são pensada como uma tentativa de cortejar escritores individuais.

Fonte: TheVerge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui