Capgemini quer que Portugal seja um país de excelência na construção de carros elétricos

O grupo Capgemini abriu um novo Mobility Lab em Vila Nova de Gaia. O grupo quer que Portugal se transforme num hub de excelência à escala mundial na área das soluções de ponta para a condução autónoma segura e para o transporte sustentável.

O Mobility Lab já conta com 350 funcionários (até 2025 espera ter um total de 700 postos de trabalho criados) e está a colaborar com marcas de referência do setor automóvel como a BMW, VW, Renault, Bosch, Continental e Panasonic Automotive.

A equipa de profissionais altamente qualificados terá a seu cargo o desenvolvimento de soluções inovadoras para o futuro, já que o grupo pretende com este novo investimento contribuir para colocar Portugal no mapa mundial da condução moderna.

“O Mobility Lab surge no âmbito da revolução que a indústria automóvel está a viver desde o início deste século com a explosão das tecnologias móveis, o crescimento da conectividade e a emergência das novas tecnologias como a IA ou/e o IoT, bem como o surgimento dos smart cars. Este novo centro reforça o compromisso da Capgemini Portugal com o desenvolvimento das competências da sua equipa portuguesa na área do software para a indústria automóvel”, explica Bruno Coelho, membro do Comité Executivo e responsável pela área de R&D da Capgemini Engineering.

O Mobility Lab é um espaço onde é possível testar soluções novas em ambiente de I&D, que serão depois aplicadas a projetos reais e concretos. Assim, está já a desenvolver um amplo leque de soluções e de aplicações de software para a indústria automóvel, a par de abordagens inovadoras ao desenvolvimento de software, tirando partido das funcionalidades disponibilizadas pelo 5G e com um foco muito destacado na cibersegurança.

O projeto tem ainda uma vertente de formação, para desenvolver as competências dos colaboradores da Capgemini Portugal neste domínio tecnológico, em parceria com várias universidades e politécnicos para o desenvolvimento das teses e projetos de estágio dos recém-formados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui