A ByteDance, proprietária do TikTok, tem planos para desenvolver os seus próprios chips, juntando-se a uma série de gigantes chineses da internet focados em semicondutores, enquanto Pequim tenta tornar-se mais autossuficiente nesta tecnologia crítica.
A ByteDance, a empresa-mãe por trás do TikTok e sucessos de jogos mais recentes, quer entrar no segmento de design de chips personalizados para o seu próprio uso em campos especializados, porque não conseguiu encontrar fornecedores que possam ir ao encontro aos seus requisitos, disse um porta-voz à CNBC.
Os chips serão personalizados para projectados com o intuito de corresponder às diferentes necessidades dos negócios da ByteDance, visto que actualmente, as soluções existentes não conseguem atender às necessidades.
Um porta-voz da empresa anunciou que:
Os chips serão personalizados para lidar com cargas de trabalho relacionadas às várias áreas de negócios da ByteDance, incluindo plataformas de vídeo e aplicações de entretenimento de informação.
A ByteDance não fabricará chips para vender a outras empresas. De momento a empresa responsável pelo Tik Tok tem diversas vagas de emprego no seu site, relacionadas com design de semicondutores.
O esforço da empresa com sede em Pequim para desenvolver semicondutores, está relacionado com objetivos bastante específicos, como a necessidade de o governo chinês tornar-se mais forte e independente ao nível deste tipo de tecnologia.
Os chips personalizados possibilitam às empresas criar componentes específicos para responder às necessidades dos seus negócios, não sendo necessário recorrer a outras empresas, evitando assim a dependência.
No entanto, as empresas chinesas ainda exigem fabricantes de chips contratados, geralmente empresas estrangeiras, nem que seja fabricar as peças, muito à semelhança do que a Apple faz com o Iphone.
Nesta altura , acorrida pelo fabrico dos chips, é especialmente importante para a China, numa altura em que tanto os Estados Unidos como a Europa, se desenvolvem do ponto de vista do fabrico destes componentes.
Fonte: Gizchina