ASAE apreende 12.410 lasanhas com carne de cavalo

LasanhaA ASAE anunciou hoje, dia 21, que apreendeu 12410 embalagens de lasanha que em vez de serem 100% vaca, afinal também tinham carne de cavalo.

No comunicado a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica refere que a carne foi “produzida no Luxemburgo, com matéria-prima proveniente da Roménia e distribuída em diversos mercados europeus, incluindo o português”, o produto em causa é da marca EUROSHOPPER e foi apreendido numa cadeia de distribuição a retalho.

A ASAE não revela qual a superfície comercial, mas o Jornal de Notícias refere que a apreensão foi feita nos supermercados Pingo Doce. A ASAE explica que levou a cabo a ação depois de ter sido dado o alerta pelo Sistema Comunitário de Alerta Rápido para Alimentação.

A autoridade explica que na sequência das operações de fiscalização e análise laboratorial, foram apreendidos, devido a irregularidades de rotulagem, mas sem riscos para a saúde pública, 40.691 kg de preparados de carne e produtos à base de carne numa indústria de transformação e 5666 embalagens de preparados de carne e produtos à base de carne em estabelecimentos de retalho.

A operação resultou ainda na instauração de três processos-crime por fraude económica, e contra-ordenações por irregularidades de rotulagem, cujas investigações se encontram em curso. A ASAE está a cooperar com as entidades europeias incluindo a Europol.

As autoridades europeias estão a trabalhar na defesa da saúde pública e da segurança alimentar dos consumidores, tendo neste momento em curso mais de 52 análises para com o intuito de despistar eventuais irregularidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui