Ver que programas estão a usar mais internet no computador

 

O Windows regista o volume de dados que cada aplicação usa para se ligar à internet e isso pode ser usado para descobrir problemas no computador.

As ligações à internet mais recentes como a fibra não tem, normalmente, limite de utilização, embora tenham uma politica de utilização responsável para evitar abusos. A não ser que use uma ligação móvel de banda larga não deverá ter de se preocupar com os limites mas pode ser interessante ver a quantidade de dados que usou nos últimos tempos.

Com estes dados pode, por exemplo, descobrir que existe algum malware que está instalado no seu computador e que está a usar a sua ligação à internet sem saber.

Este recurso é uma ferramenta que o próprio Windows 10 disponibiliza não tendo sequer de instalar mais nada no seu computador. A opção está sempre ativa, só tem de a usar quando quiser.

1 – Clique no botão Iniciar e selecione o ícone Definições (o que se parece com uma roda dentada).

2 – Clique em Rede e Internet.

3 – Clique na opção Utilização de dados na coluna do lado esquerdo.

4 – Se tiver duas ou mais ligações no seu computador, rede sem fios e rede por cabo por exemplo, devem aparecer as duas na descrição geral. Aqui já lhe aparece um breve resumo com o total do tráfego de cada uma das ligações.

5 – Tem de escolher de qual das ligações à internet quer ver a informação. Depois na janela que vai aparecer tem a informação de quanto tráfego foi gasto por cada aplicação. As aplicações estão organizadas por ordem decrescente de uso, com as que usaram mais dados a aparecerem primeiro.

Agora com esta informação à frente pode ir percorrendo a lista de programas e ver se existe algum que desconhece e que se está a ligar à internet ou se algum dos programas está a usar mais tráfego de internet do que deveria.

Se a resposta for afirmativa a alguma das perguntas o melhor será executar algum software para deteção de malware e/ou vírus para confirmar se está tudo ok com o computador ou não.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here