Importância das Atualizações: Google Chrome e a Luta Contra o Malware

O Google Chrome, um dos navegadores mais populares do mundo, é conhecido pelas suas frequentes atualizações. Tão frequentes, de facto, que muitos de nós perdemos a conta de qual é a versão atual (estamos na 117ª, acredite se quiser). No entanto, estas atualizações não devem ser desvalorizadas, como a mais recente demonstra claramente.

Os desenvolvedores do Chrome descobriram recentemente uma vulnerabilidade de segurança que não só permitia a entrada de terceiros em computadores alheios, como já estava a ser explorada para a distribuição de malware. Felizmente, a solução para este problema de segurança foi encontrada e implementada em tempo recorde.

Esta vulnerabilidade é do tipo zero-day, o que significa que nem o utilizador nem o desenvolvedor tinham conhecimento da sua existência. Já documentada e catalogada como CVE-2023-5217, esta vulnerabilidade explora um erro de buffer no código de vídeo VP8, desenvolvido pela própria Google.

Os detalhes específicos da vulnerabilidade não foram divulgados pelos desenvolvedores, uma vez que já havia atores mal-intencionados a explorá-la para distribuir malware. No entanto, eles recomendam fortemente que todos os utilizadores atualizem para a versão mais recente do Google Chrome para se protegerem.

A versão 117.0.5938.132 é a que resolve o problema. O patch de segurança foi lançado apenas dois dias após a descoberta da vulnerabilidade, o que é digno de aplausos. Se todas as soluções de segurança pudessem ser implementadas tão rapidamente, o mundo digital seria certamente um lugar mais seguro.

Para atualizar o Chrome no seu Mac, basta abrir o navegador e aceder às suas preferências pressionando as teclas CMD + ,. Na seção ‘Informação de Chrome’, poderá ver a versão atualmente instalada do navegador e um botão para atualizá-la, caso não tenha a última versão. Se utiliza o Chrome em iOS ou iPadOS, a atualização pode ser feita através da App Store, tal como faz com as restantes aplicações do dispositivo.

A recente vulnerabilidade de segurança descoberta pelos desenvolvedores do Chrome é um lembrete oportuno da importância de manter o nosso software atualizado. A velocidade com que a Google respondeu a esta ameaça é louvável e esperamos que outras empresas sigam o seu exemplo.

Fonte: thehackernews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui