Militares americanos receberam Smartwatch oferecido com malware

Membros das forças armadas dos Estados Unidos estão a receber smartwatches não solicitados pelo correio, mas estão a ser advertidos pelos superiores para não os ligarem. Esses dispositivos são oferecidos, mas estão repletos de malware.

Como relata a PCMag, um anúncio publicado a 15 de junho pelo Departamento da Divisão de Investigação Criminal do Exército (CID) confirma que alguns membros do serviço estão “a receber smartwatches não solicitados pelo correio”. Sem surpresa, esses presentes gratuitos são maliciosos.

O CID do Exército descobriu que ao ligar esses smartwatches eles conectam-se automaticamente a redes Wi-Fi próximas, e tentam emparelhar-se a smartphones que também têm malware voltado para a recolha de informações pessoais e confidenciais, além de aceder a câmaras no dispositivo da pessoa.

Além disso, estes devices estão a ser usados para fazer “Brushing”, que é uma técnica enganosa usada para aumentar as avaliações do vendedor usando pedidos falsos.

Ainda não se sabe quem está a distribuir os smartwatches maliciosos e nenhum número foi partilhado pelo CID do Exército sobre quantos foram recebidos. Qualquer membro das forças armadas que receba um é incitado a denunciá-lo à contra-espionagem local ou ao gerente de segurança. Como alternativa, existe um portal CID do Exército dedicado para relatar este crime.

A maior preocupação é que alguém possa estar a usar os “presentes envenenados” para descobrir segredos e estratégias militares.

Esconder malware dentro de um smartwatch é uma ideia relativamente nova, ao contrário do malware em pendrives, que tem sido um problema que se mantém há anos. No início desta semana, um malware vinculado à China infetou e espalhou-se através de pendrives USB, e até mesmo as aplicações que usamos nem sempre são seguras. No mês passado, descobriu-se que uma app de gravação de som do Android anteriormente segura foi atualizada com funções maliciosas que a transformaram em spyware.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui