Twitter bloqueia conta de grupo neo-nazi na Alemanha

O Twitter bloqueou a conta do grupo neo-nazi “Besseres Hannover” na Alemanha. É a primeira vez que a rede de microblogging toma uma decisão desta natureza desde que a sua política de censura local entrou em vigor, em janeiro.

A medida surge na sequência de uma ordem do Ministério do Interior da Baixa Saxónia. A polícia de Hanover enviou então uma carta aos responsáveis do Twitter a pedir para encerrar a conta da organização “Besseres Hannover”, considerada neo-nazi, que já foi desmantelada e cujos bens foram apreendidos.

A suspensão da conta é válida apenas para a Alemanha, já que a atividade do grupo continuará visível para o resto do mundo.

Em declarações na sua conta pessoal, o conselheiro geral do Twitter para questões de privacidade e propriedade intelectual,  Alex Macgillivray, sugere que esta foi uma medida excecional e que “é bom ter as ferramentas necessárias para poder publicar conteúdos de uma forma estrita e transparente”.

Em janeiro o Twitter havia anunciado que iria pôr em prática formas de censura a contas em países específicos, em resposta a solicitações legais. Na altura ficou estipulado que os membros seriam informados quando as contas fossem encerradas.

A polícia de Hanover deteve no mês passado mais de 20 membros do grupo, por suspeitas de crime organizado. “Besseres Hannover” é acusado de ameaçar imigrantes e distribuir propaganda neo-nazi nas escolas.

2 COMENTÁRIOS

  1. se calhar é melhor que eles fiquem no anonimato… né?

    no twiter… facebook… etc… é complicado porque sabe-se quem eles são e assim é chato porque podem ser contrariados nas suas ideologias… né??

    (sarcasmo… ironia…)

    o que interessa é que eles façam às escondidas… só pode… :-/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here