Mobílias auto-montáveis? Processo está a ser estudado

E se as peças de mobiliário se montassem sozinhas? Esta grandiosa novidade está a ser testada por uma equipa de cientistas que trabalham numa nova técnica de impressão na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel.

Num futuro próximo o cenário vai ser este: encomenda uma secretária ou um armário pela Internet, por exemplo. Alguns dias depois, recebe um pacote em casa que vai ser uma pequena caixa com apenas uma placa de madeira mergulhada num composto de tinta molhada. Ao tirar a encomenda da caixa e depois da tinta secar, a madeira transforma-se no móvel que tinha visto online.

Até agora, a equipa de Kam fez apenas pequenos protótipos e ainda está a descobrir como os produzir em grande escala.

Doron Kam, que lidera a equipa de investigação, sugere uma técnica inovadora que envolve um planeamento meticuloso e uma impressora 3D de gama alta. O resultado serão objetos de madeira que não precisam de ser cortados ou pregados tirando partido da deformação desigual da própria matéria-prima. Aquilo que é visto como um contratempo em todas as outras mobílias, é aproveitado por Kam e pelos colegas da melhor forma possível.

Normalmente, a deformação da madeira acontece de forma natural e incontrolável. No entanto, os investigadores descobriram uma forma de ditar exatamente como é que o pedaço de madeira se modifica enquanto molhado.

É aqui que entra a impressora 3D, que coloca minuciosamente a tinta em sítios específicos para atingir o efeito desejado.

Eventualmente, este processo poderá vir a criar móveis personalizados que são fáceis de enviar e não exigem o árduo trabalho de ter de os montar e encontrar alguém que nos ajude nessa tarefa.

“Estamos a demonstrar a potencialidade desta técnica aplicada à marcenaria, mas as possíveis aplicações são inúmeras. Esta técnica poderá ser usada em medicina, por exemplo, num gesso que se adapta automaticamente ao braço do paciente”, explicou Doron Kam.

Fonte: Inverse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui