Macchina permite modificar automóveis através de uma app

Na plataforma de crowdfunding Kickstarter surgiu um novo dispositivo, o Macchina, que promete tornar as modificações que desejamos uma realidade a bordo de automóveis. A minúscula placa eletrónica, do tamanho aproximado de uma caixa de fósforos recorre da capacidade de hardware de um microcomputador Arduino Due que se liga ao automóvel.

Até aqui os leitores de OBD, acrónimo que significa porta de diagnóstico a bordo, desempenhavam interessante papel na monitorização de parâmetros e dados variados relativos ao automóvel e aos seus órgãos principais. A entrada em cena da Macchina é auspiciosa com a promessa de que pode ler e escrever dados nas diversas unidades de comando do automóvel, as famosas centralinas ou ‘ECU’.

O que até aqui podem parecer maravilhas, poderá causar dissabores a muitos aspirantes a mecânicos de F1. A possibilidade de escrita nas unidades de comando eletrónico do automóvel traz responsabilidades acrescidas, fazendo elevar os riscos de que algo vá correr mal. Mas o lançamento de uma plataforma de desenvolvimento de soluções de programação e reprogramação universal para automóveis é algo que há muito almejavam os profissionais dos automóveis.

A equipa de desenvolvimento do Macchina está focada em lançar no mercado uma solução de código fonte aberto para software e hardware, e que se torne a breve trecho numa plataforma pedagógica que pode ser ligada através de um vasto leque de protocolos que vão do Bluetooth à ficha de rede RJ-45.

A campanha no Kickstarter registou já sucesso assinalável, suplantando o mínimo de financiamento de 25.000 dólares em cinco vezes.

Fonte: Kickstarter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui