Faro dos cães deteta cancro do pulmão

Estudo austríaco divulgado esta quarta-feira diz que o apurado faro dos cães é capaz de detetar casos de cancro do pulmão. Esta descoberta pode contribuir para a criação de uma espécie de “nariz electrónico” que consiga detectar esta doença ainda numa fase precoce.

Peter Errhalt, autor da investigação e chefe do Departamento de Pneumologia do hospital de Krems (nordeste da Áustria) diz que “Os cães não têm qualquer dificuldade em identificar os doentes que sofrem de tumores“.

Os cães cheiraram um conjunto de 120 amostras de hálito de pessoas saudáveis e de doentes. Os animais foram capazes de identificar correctamente, com uma taxa de 70% de sucesso, os doentes com cancro.

Os autores da investigação consideram estes resultados “encorajadores” e pretendem aprofundar a investigação através de um estudo de dois anos que vai envolver a análise de amostras de 1.200 pessoas.

O objectivo principal é apurar quais são os odores que os cães detetam, explicou Michael Muller, do hospital Otto Wagner em Viena.

O estudo pode contribuir no futuro para o desenvolvimento de um aparelho, “nariz electrónico“, que permita diagnosticar os cancros numa fase precoce, aumentando assim as hipóteses de sobrevivência dos pacientes.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui