É cliente Vodafone e tem limitações nos serviços? A Vodafone foi alvo de ciberataque

Num comunicado feito esta manhã para a imprensa, a Vodafone anunciou que “foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações”. Os clientes estão a sentir profundas dificuldades em aceder a redes de dados como 4G e 5G, serviços de voz, televisão, e sms.

A empresa de telecomunicações garante que  “assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços”.

Pelo que foi apurado, os problemas de rede começou a sentir-se pelas 21h tendo sido feitas cerca de 7700 queixas por essa altura. Num tweet feito pelas 22h42 a Vodafone confirmou a situação mas apenas hoje anunciou que se tratou de um ataque informático em grande escala.

Entretanto, já no decorrer do dia de ontem, várias pessoas anunciaram que sentiram dificuldades em aceder às redes sociais.

Ataque informático à Vodafone: Clientes continuam com problemas de acesso

Entretanto a operadora anunciou que já recuperou “os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país”. “Infelizmente, a dimensão e a gravidade do acto criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação” que acontecer de forma gradual ao longo de terça-feira.

Para tranquilizar os seus clientes, a Vodafone refere que, em príncipio, os dados dos seus clientes não foram acedidos, pelo que a sua privacidade não ficou comprometida. “Temos na Vodafone Portugal e no Grupo uma equipa experiente de profissionais de cibersegurança que, em conjunto com as autoridades competentes, está a realizar uma investigação aprofundada para perceber e ultrapassar a situação”, refere a empresa.

Acrescentando que está “absolutamente determinada em repor a normalidade dos serviços no menor tempo possível e lamenta profundamente os transtornos causados aos nossos Clientes”.

Nos últimso tempos, Portugal tem sido um alvo dos hackers, sendo o principal ataque nos últimos meses o perpetuado ao grupo Impresa, mas também o Parlamento sofreu um ataque, sendo que, neste último, não chegou a ser confirmado o roubo de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui