Twitter oficializa bloqueio às aplicações terceiras

O Twitter atualizou as suas regras de desenvolvedor para banir clientes de terceiros, uma semana depois de bloquear o acesso dos aplicativos à sua plataforma, quase sem oferecer nenhuma explicação para o que estava a acontecer.

As novas regras determinam que não pode usar a API ou o conteúdo do Twitter para “criar ou tentar criar um serviço ou produto semelhante aos Aplicativos do Twitter”.

As regras atualizadas, deixam claro o que isso significa: “Twitter Applications” refere-se aos “produtos, serviços, aplicativos, sites, páginas da web, plataformas e outras ofertas da empresa, incluindo, sem limitação, aqueles oferecidos via https://twitter.com e os aplicativos móveis do Twitter.” A cláusula que proíbe os serviços alternativos foi adicionada às regras juntamente com a atualização mais recente, segundo o Wayback Machine.

A mudança da regra surge após o Twitter ter banido silenciosamente vários clientes populares do Twitter de terceiros, como Tweetbot e Twitterific, no dia 12 de janeiro. Os desenvolvedores por detrás dos aplicativos disseram que não receberam nenhuma comunicação da empresa sobre o que se estava a passar. No dia 17 de janeiro, a conta do desenvolvedor da empresa twittou que estava a “aplicar as suas regras de API de longa data”, o que “pode resultar no não funcionamento de alguns aplicativos”.

A declaração não foi recebida positivamente. Vários influencers e desenvolvedores apontaram a falta de clareza sobre quais as regras que estavam realmente a ser quebradas e o fato de que os aplicativos já estavam em execução à muitos anos, mesmo antes de Elon Musk ter comprado o Twitter e começar a defender planos de transformá-lo num “aplicativo para tudo”. Em 2021, o ex-líder da plataforma de desenvolvimento do Twitter, Amir Shevat, disse que a empresa estava a tentar especificamente tornar mais fácil para os desenvolvedores competir com os aplicativos próprios do Twitter numa recente mudança da regra.

“Respeitamos as suas regras de API, conforme publicadas, nos últimos 16 anos”, escreveu Ged Maheux, cofundador do desenvolvedor do Twitterific The Iconfactory, num post sobre o aplicativo estar offline. “Não temos conhecimento de que essas regras mudaram recentemente ou quais podem ser essas mudanças.”

Craig Hockenberry, diretor da Iconfactory, foi mais direto no seu blog pessoal: “Não existiu aviso prévio para os seus criadores, os clientes receberam um erro estranho e ninguém está a explicar o que está acontecer. Não temos como agradecer aos clientes que estão conosco há mais de uma década.”

O dinheiro é provavelmente uma das razões por trás da mudança de regra e da proibição de clientes de terceiros. Na verdade o Twitter tem lutado financeiramente desde que Musk assumiu o Twitter. Enquanto alguns desenvolvedores pagam para aceder à API, a empresa não veicula anúncios através dela, reduzindo assim a sua capacidade de monetizar pessoas usando aplicativos alternativos.

Aparentemente, não existiu nenhum anúncio oficial da mudança de regra, seja do Twitter Dev ou de Elon Musk. Atualmente o Twitter não tem um departamento de comunicação para que se possa contactar.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui