Desvendado protótipo do Super Mario World

Forest of Illusion, o arquivo de preservação de videojogos, partilhou um protótipo da versão americana do Super Mario World de 1991. Esta é uma surpresa significativa para os fãs da dupla Mario e Luigi.

O protótipo do Super Mario World americano data de 25 de outubro de 1990, quase um ano antes do icónico jogo chegar ao mercado. O protótipo apresenta várias opções de jogo consoante o país onde vai ser disponibilizado, juntamente com diferentes diálogos, alterações visuais e diferenças de argumento. O jogo chegou ao mercado japonês no mesmo ano, mas com características diferentes.

Por exemplo, o jogador pode selecionar o estágio do Super Mario World que deseja jogar, guiar o Mario pelo mapa e o protagonista não pode morrer devido ao tempo limite para executar o desafio. No entanto, a lista de opções e diferenças entre os dois é bastante substancial. Vai desde diferenças na fonte, letras, sombreado e numerosas diferenças no rumo da história, incluindo características que foram usadas em Legend of Zelda.

O Super Mario World original é frequentemente considerado o melhor videojogo alguma vez feito. Foi desenvolvido e publicado pela Nintendo para a sua consola Super Nintendo Entertainment System (SNES). No entanto, ao contrário da indústria de jogos moderna, onde a codificação regional é uma verdadeira raridade, os jogos do passado eram desenvolvidos de maneira diferente para diferentes regiões do mundo, principalmente devido a diferenças nos padrões de hardware. Além disso, os lançamentos mundiais no primeiro dia era algo impensável nos anos 90.

Assim, os fabricantes de jogos lançavam primeiro o jogo para o mercado doméstico, seguido de um lançamento mundial ou regional. O mencionado Super Mario World foi lançado em 1990 no Japão e, embora o protótipo dos Estados Unidos fosse datado do mesmo ano, o jogo foi finalizado e lançado em 1991 na América do Norte. O mercado europeu acolheu o jogo em 1992.

Foi o primeiro jogo Super Mario desenvolvido para SNES com a intenção de utilizar todo o potencial tecnológico da consola. Vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o jogo SNES mais vendido de sempre, e inspirou uma série animada de televisão com o mesmo nome. A sua popularidade fica comprovada pelo facto de o jogo ter sido relançado em várias ocasiões e para várias consolas futuras, incluindo o relançamento de 2019 para o serviço de jogos da Nintendo Switch Online.

Fonte: Forest of Illusion

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui