O Google desenvolveu um novo modelo de inteligência artificial chamado LaMDA que está a ser usado para criar Wordcraft, uma ferramenta de escrita de protótipos. Esta ferramenta foi concebida para ajudar os escritores criativos a inventarem novas histórias.
As ferramentas de escrita com inteligência artificial não são novas. Provavelmente, já ouviu falar do Grammarly ou de ferramentas de redação como Jasper. O que torna o Wordcraft um pouco diferente, ele é enquadrado como um meio de ajudar a criar um trabalho de ficção.
O Google descreve-o como uma espécie de “editor de texto” embutido num processador de texto baseado na web. Os utilizadores podem solicitar ao Wordcraft que reescreva frases ou direcioná-lo para as tornar numa frase mais engraçada. Ele também pode descrever objetos se for solicitado ou gerar prompts.
Para testar o Wordcraft, o Google criou um workshop com 13 escritores profissionais para ver como o protótipo funcionava. Enquanto os escritores pareciam apreciar o Wordcraft como uma forma de estimular novas ideias, eles concordaram unanimemente que a ferramenta não iria substituir os autores tão cedo. Para começar, a ferramenta não era boa para escrever num estilo narrativo e produzia uma escrita mediana.
“Uma descoberta clara foi que usar o LaMDA para escrever histórias completas é um beco sem saída. É uma ferramenta muito mais eficaz quando usada para adicionar “tempero””, disse Douglas Eck, diretor sénior de pesquisa do Google Research, no evento AI@.
Obviamente, como qualquer protótipo tem problemas e qualquer um pode ser resolvido. Também é difícil entender completamente como é usar uma ferramenta de escrita criativa com inteligência artificial.
Wordcraft está claramente ainda em fase experimental. Dito isto, o protótipo é divertido de se usar, mesmo que esteja a tentar ver o quão absurdo poderá chegar com um único prompt. Se estiver curioso, pode conferir este novo modelo de inteligência artificial no site do Google ou verificar alguns testes efetuados na internet.
Fonte: Google