´Built by WordPress´ oferece agora desenvolvimento de websites

Agora a marca WordPress está a ser usada para vender o desenvolvimento web, o que é um passo além de oferecer plugins ou hospedagem. O serviço chama-se Built By WordPress, e de acordo com a página oficial da web: “Quer precise de uma loja de eCommerce rápida e performante para os seus produtos e/ou serviços, um site polido para os seus serviços profissionais, ou um site educativo para os seus cursos online, os nossos especialistas podem construí-lo para si em WordPress.com…”

O site Built By WordPress oferece três tipos de “planos de construção de websites” que estão focados em três tipos de sites: Lojas Online , Sites Educativos e Serviços Profissionais

A marca WordPress agora oferece desenvolvimento de website, tendo anunciado ´Built by WordPress´, um serviço de desenvolvimento de websites para competir contra sites como o Squarespace. Assim, o braço comercial do WordPress anunciou que estavam a entrar no negócio de construção de websites. O anúncio globalmente não foi bem recebido pela comunidade de desenvolvimento web WordPress. Muitos suavizaram a sua resposta e viram a oportunidade à medida que mais informação se ia tornando disponível.

As pessoas pensam no WordPress como a empresa que desenvolve o sistema de gestão de conteúdos em código aberto (´Content Management System´ – CMS) chamado WordPress. Mas o WordPress é mais do que a comunidade de desenvolvimento de fonte aberta hospedada em WordPress.org.

Há também um site de lucro que está hospedado no domínio WordPress.com que oferece hospedagem de websites e registo de nome de domínio, entre outros serviços relacionados, e é um negócio WordPress.com , que faz parte de uma maior coleção de negócios relacionados com o WordPress que estão sob o guarda-chuva Automattic. Os sites irmãos geridos pela Automattic incluem WooCommerce, Gravatar, Jetpack e Akismet, entre outros negócios. O slogan da Automattic é: “Não fazemos software de graça, fazemos pela liberdade.”

O ecossistema WordPress prosperou porque os ´developers´ e programadores da web contribuíram para a construção e teste do WordPress em código aberto – CMS e em troca têm um ótimo software para oferecer serviços de web design, plugins e temas, e que abrange eCommerce, cursos online, sites educacionais e sites de serviços profissionais. Nesta última categoria, sites de serviços profissionais podem ser locais físicos – ´Brick & Mortars´, como um estúdio de yoga ou uma empresa em movimento.

A ´Landing Page´ afirma que um “gestor-engadgement manager” é atribuído ao projeto de construção do site. O custo dos sites começa nos $4.900 (cerca de . Mas, estranhamente, a oferta é oferecida a uma capacidade limitada. De acordo com o site: “Sites personalizados a partir de $4.900 (cerca de 4.040€), mas o espaço está atualmente limitado à medida que lançamos este novo serviço.”

Entretanto, uma questão importante levantada na comunidade é a perceção de que a comunidade de desenvolvimento web ajudou a criar o WordPress. Para o WordPress suceder e começar a competir contra eles é como usar o seu próprio trabalho contra eles. Uma pessoa twittou: “Veja que o modelo de negócio da Automattic mudaram. Sinta pelos ´developers´ o que isto irá afetar. Enquanto o WordPress construiu a plataforma wordpress[dot]com a gerir o projeto, foi a comunidade dev não remunerada que o fez e deu-lhe o representante que comercializam e capitalizam.”

Outra pessoa comparou a Automattic e o WordPress à Amazon e como a Amazon criou os seus próprios produtos para competir contra os retalhistas que vendem na sua plataforma. A outra questão é a perceção de que a boa vontade da fonte aberta WordPress.org nome de domínio do projeto é explorado pela Automattic através do uso da marca WordPress, potencialmente confundindo os consumidores que podem não saber que WordPress.com é diferente de WordPress.org. Matt Mullenweg, fundador do WordPress afirmou que este produto destina-se a competir com empresas como a Squarespace, onde as pessoas poderão recorrer ao nível de criação de um negócio on-line. O objetivo, então, será manter novos negócios dentro do ecossistema WordPress em oposição a comprar nos mercados Wix e Squarespace onde não existe nenhum mercado para ´developers´ WordPress. Toda a comunidade não é contra este desenvolvimento. Alguns comentaram que isso não representava uma competição frontal com o desenvolvimento da comunidade do WordPress, como será mais sobre competir contra empresas como a WIX e manter mais da Internet dentro do ecossistema WordPress.

Fonte: SearchEngineJournal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui