´Built by WordPress´ oferece agora desenvolvimento de websites

Agora a marca WordPress está a ser usada para vender o desenvolvimento web, o que é um passo além de oferecer plugins ou hospedagem. O serviço chama-se Built By WordPress, e de acordo com a página oficial da web: “Quer precise de uma loja de eCommerce rápida e performante para os seus produtos e/ou serviços, um site polido para os seus serviços profissionais, ou um site educativo para os seus cursos online, os nossos especialistas podem construí-lo para si em WordPress.com…”

O site Built By WordPress oferece três tipos de “planos de construção de websites” que estão focados em três tipos de sites: Lojas Online , Sites Educativos e Serviços Profissionais

A marca WordPress agora oferece desenvolvimento de website, tendo anunciado ´Built by WordPress´, um serviço de desenvolvimento de websites para competir contra sites como o Squarespace. Assim, o braço comercial do WordPress anunciou que estavam a entrar no negócio de construção de websites. O anúncio globalmente não foi bem recebido pela comunidade de desenvolvimento web WordPress. Muitos suavizaram a sua resposta e viram a oportunidade à medida que mais informação se ia tornando disponível.

As pessoas pensam no WordPress como a empresa que desenvolve o sistema de gestão de conteúdos em código aberto (´Content Management System´ – CMS) chamado WordPress. Mas o WordPress é mais do que a comunidade de desenvolvimento de fonte aberta hospedada em WordPress.org.

Há também um site de lucro que está hospedado no domínio WordPress.com que oferece hospedagem de websites e registo de nome de domínio, entre outros serviços relacionados, e é um negócio WordPress.com , que faz parte de uma maior coleção de negócios relacionados com o WordPress que estão sob o guarda-chuva Automattic. Os sites irmãos geridos pela Automattic incluem WooCommerce, Gravatar, Jetpack e Akismet, entre outros negócios. O slogan da Automattic é: “Não fazemos software de graça, fazemos pela liberdade.”

O ecossistema WordPress prosperou porque os ´developers´ e programadores da web contribuíram para a construção e teste do WordPress em código aberto – CMS e em troca têm um ótimo software para oferecer serviços de web design, plugins e temas, e que abrange eCommerce, cursos online, sites educacionais e sites de serviços profissionais. Nesta última categoria, sites de serviços profissionais podem ser locais físicos – ´Brick & Mortars´, como um estúdio de yoga ou uma empresa em movimento.

A ´Landing Page´ afirma que um “gestor-engadgement manager” é atribuído ao projeto de construção do site. O custo dos sites começa nos $4.900 (cerca de . Mas, estranhamente, a oferta é oferecida a uma capacidade limitada. De acordo com o site: “Sites personalizados a partir de $4.900 (cerca de 4.040€), mas o espaço está atualmente limitado à medida que lançamos este novo serviço.”

Entretanto, uma questão importante levantada na comunidade é a perceção de que a comunidade de desenvolvimento web ajudou a criar o WordPress. Para o WordPress suceder e começar a competir contra eles é como usar o seu próprio trabalho contra eles. Uma pessoa twittou: “Veja que o modelo de negócio da Automattic mudaram. Sinta pelos ´developers´ o que isto irá afetar. Enquanto o WordPress construiu a plataforma wordpress[dot]com a gerir o projeto, foi a comunidade dev não remunerada que o fez e deu-lhe o representante que comercializam e capitalizam.”

Outra pessoa comparou a Automattic e o WordPress à Amazon e como a Amazon criou os seus próprios produtos para competir contra os retalhistas que vendem na sua plataforma. A outra questão é a perceção de que a boa vontade da fonte aberta WordPress.org nome de domínio do projeto é explorado pela Automattic através do uso da marca WordPress, potencialmente confundindo os consumidores que podem não saber que WordPress.com é diferente de WordPress.org. Matt Mullenweg, fundador do WordPress afirmou que este produto destina-se a competir com empresas como a Squarespace, onde as pessoas poderão recorrer ao nível de criação de um negócio on-line. O objetivo, então, será manter novos negócios dentro do ecossistema WordPress em oposição a comprar nos mercados Wix e Squarespace onde não existe nenhum mercado para ´developers´ WordPress. Toda a comunidade não é contra este desenvolvimento. Alguns comentaram que isso não representava uma competição frontal com o desenvolvimento da comunidade do WordPress, como será mais sobre competir contra empresas como a WIX e manter mais da Internet dentro do ecossistema WordPress.

Fonte: SearchEngineJournal

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here