Browser nativo do Android é o mais utilizado mundialmente

O navegador Web que vem instalado de origem nos dispositivos móveis Android foi o mais usado entre Fevereiro de 2011 e Fevereiro de 2012.O browser atingiu quotas de 22,67 por cento do total da navegação feita através de smartphones e tablets.

Os números representam uma subida de nove por cento desde o início da análise feita pela empresa StatCounter. O crescimento do navegador padrão do sistema operativo móvel da Google está directamente relacionado com a perda de quota de utilização dos utilizadores Blackberry e Nokia. No caso da empresa finlandesa, a utilização do browser próprio passou de 15,77 para os 11,24 por cento, enquanto a RIM passou de 14,35 para 6,53 por cento, representando a maior queda na lista a nível mundial.

Apesar do primeiro lugar para o navegador padrão do Android, a distância para os principais concorrentes é mínima. O segundo browser mobile mais usado foi o Opera, com uma quota de 21,7 por cento de utilização, logo seguido do Safari da Apple que representa 21,06 por cento do total de utilização. O navegador da empresa de Cupertino cresceu perto de três por cento durante um ano.

O Opera dominou todo o ano de 2011, mas com a chegada de 2012 deu-se uma cambalhota na liderança dos navegadores mobile mais usados. Na lista constam ainda o UC Browser com 5,9 por cento, o iPod Touch com 4,3 por cento, o Netfront com 2,61 por cento e o Dolphin que totaliza apenas um por cento do total de utilização.

Os dados relativos a Portugal mostram um  domínio e crescimento ainda maior para o navegador nativo do Android ao totalizar 34,37 por cento dos acessos feitos por dispositivos móveis, mais que duplicando a quota inicial de 15,43 por cento. O segundo mais usado é o Safari do iPhone e iPad, ficando o terceiro lugar reservado para o navegador presente nos dispositivos Nokia. A empresa finlandesa teve uma performance exactamente oposta à da Google, perdendo mais de metade da quota de utilização, situando-se agora nos 14,6 por cento.

No Brasil os dados são relativamente diferentes, ficando o navegador da Google apenas no terceiro lugar com 22,91 por cento da utilização. O primeiro lugar é ocupado pelo Opera com 25,9 por cento e a Nokia ocupa a segunda posição com 23,85 por cento dos acessos feitos. Em terras de Vera Cruz a marca finlandesa foi vítima de mais uma descida significativa, tendo em conta que em Fevereiro de 2011 representava 36 por cento do tráfego gerado por dispositivos móveis.

Nota para a ausência do Internet Explorer do Windows Phone que não chegou a tempo de entrar na contagem da StatCounter. Os responsáveis da Google têm agora uma boa dor de cabeça para resolver, pois não só têm o browser mais popular como apostaram à pouco tempo na presença do Chrome, muito popular nos PC’s, em versão para dispositivos móveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui