Nos últimos anos, a Mozilla tem desenvolvido diversas funcionalidades no seu browser Firefox, no sentido de o tornar mais popular. Por isso, ao longo dos anos têm sido desenvolvidas e lançadas diversas versões.
Recentemente foi lançado o FireFox 104, que vem com diversas funcionalidades interessantes. Entre as novidades está uma que pretende economizar os consumos de baterias, o que resulta num menor consumo de energia. Os developers têm à sua disposição uma funcionalidade que permite analisar a utilização de energia nas páginas de internet, o que fará com que tenha “propostas mais positivas de economia de bateria nos equipamentos”.
As versões do Firefox são lançadas com alguma periodicidade, sendo que demora cerca de 4 semanas para o Mozilla lançar atualizações com novidades e melhorias. A Mozilla diz que o Firefox 104 suporta legendas para conteúdo do Disney+ quando reproduzido no modo Picture-in-Picture.
As introduções do Firefox 104 suportam o scroll-snap-stop
(o que agradará muitos desenvolvedores da web); e a Mozilla dizem que a ferramenta de criação de perfil integrada do navegador agora é capaz de analisar o uso de energia de um determinado site. Mas apenas em sistemas Apple M1 e Windows 11.
As correções específicas do Linux incluem um band-aid para um problema em que o ecrã pararia ao mover guias para outra janela.
Além disso, como sempre, há centenas de correções de bugs, melhorias de desempenho e patches de segurança incluídos. Há, como sempre, também ajustes de telemetria para que os desenvolvedores da Mozilla possam aprender mais sobre como todos nós usamos seu navegador.
O Firefox 104 é um software de código aberto gratuito. Os utilizadores do Windows e do macOS que já usam o navegador receberão a versão mais recente como uma atualização sem fio nos próximos dias.
Ficaste entusiasmado com as novidades do novo FireFox? Costumas utilizar este navegar recorrentemente?
Fonte: Firefox