Bento XVI vai abrir conta no Twitter

O Papa Bento XVI vai ter conta no twitter. Pouco se sabe ainda sobre a novidade, que já havia sido comentada em fevereiro deste ano, altura em que o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (CPCS), arcebispo Claudio Maria Celli, referiu que a conta seria alimentada com intervenções na recitação do Angelus (habitualmente aos domingos) e com discursos e mensagens de viagens ao estrangeiro.

Mas, o nome da conta ou a autoria dos textos ainda não estão acertados. O arcebispo confirmou apenas que o Papa “vai aprovar cada mensagem”. Os pormenores da entrada do sumo pontífice na rede de microbloging estão guardados para 3 de dezembro, data em que a conta do Twitter será apresentada numa conferência de imprensa.

De acordo com o diário italiano La Repubblica, este representa “um passo importante no caminho que o Vaticano tem feito nos últimos anos na área das novas plataformas de comunicação”.

Papa também usa tablets

Bento XVI não vai ser o primeiro membro do Vaticano a ter uma conta no Twitter. O pioneiro foi o arcebispo Gianfranco Ravasi, ministro da Cultura do Vaticano, que usa regularmente a rede para comunicar versículos da Bíblia.

Já o ano passado, a 28 de junho, Bento XVI havia assinado a primeira mensagem de um Papa na rede social Twitter, para anunciar o lançamento do novo portal multimédia do Vaticano. “Caros Amigos, acabo de lançar o http://www.news.va/. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Com as minhas orações e bênçãos, Benedictus XVI”, escreveu.

Em termos de novas tecnologias, o Papa também não é um estreante. O sumo pontífice tem recorrido a novas plataformas para divulgar o Envagelho e para se aproximar da juventude. Com 85 anos, Bento XVI é ainda “fã” de tablets de última geração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here