Como é que os jogos gratuitos online fazem dinheiro?

A indústria dos videojogos é, dentro do entretenimento, a mais lucrativa do mundo. Segundo os mais recentes dados oficiais, só no último ano os jogos de computador facturam mais do que o dobro do que as indústrias da música e do cinema juntas. E, nesta receita, só a a área dos jogos online e para smartphone representam 45 por cento. Não admira que jogos grátis disponibilizados de slots como o Nolimit City sejam tão populares atualmente para jogar e ganhar dinheiro. Mas como?

Perante esta informação, pode parecer contra-senso ou mesmo um paradoxo pensar como é que continuam a existir jogos de computador gratuitos. Como é que um programador gasta dias e dias do seu tempo, criando algo que vai disponibilizar na internet de graça? No entanto, isso não é um mistério nem tão pouco difícil de entender. Afinal de contas, os jogos gratuitos são eles próprios uma área de acção muito importante dentro dos videojogos e bastante lucrativos.

O que é um jogo gratuítos?

Antes de continuar, convém perceber do que estamos a falar. O que é um jogo gratuito (ou, no inglês original, um “free-to-play game”)? Como o próprio nome indica, é um jogo de computador que pode ser descarregado, instalado no seu dispositivo e jogo sem qualquer custo associado. E são jogos que estão disponíveis para várias plataformas, das consolas aos dispositivos móveis.

Cada vez há mais empresas a disponibilizar estes jogos gratuitos. Basta ver, por exemplo, como a Steam tem uma vasta oferta nesta área. Ainda recentemente, a empresa anunciou a disponibilização de três jogos gratuitos para sempre. Isso significa que, depois de reclamados, os jogos serão seus para o resto da vida.

Como é que os jogos gratuitos são rentáveis

Ao contrário dos videojogos tradicionais, que têm um custo de aquisição, os jogos gratuitos rendem dinheiro aos seus produtores e criadores de outras formas. E as estratégias mais comuns são duas: através da aquisição de funcionalidades integradas no próprio jogo; ou através da publicidade.

Comecemos pela primeira. Mesmo que o jogo seja totalmente grátis para jogar, existem recorrentemente funcionalidades e ferramentas que podem ser adquiridas pelo jogador. Ou seja, para avançar de forma mais rápida ou eficaz no jogo, o jogador poderá querer comprar armas mais poderosas, power-ups ou simplesmente items cosméticos, como armaduras por exemplo. E esta simples estratégia gera um lucro significativo para os seus criadores.

Um exemplo muito simples é o do Fortnite, um dos jogos gratuitos mais populares do momento. Apesar de ser grátis, os jogadores podem adquirir outras roupas para as suas personagens, características diferentes e até próprias personagens especiais e limitadas. Tudo serve para gerar lucro e há sempre novidades a surgir dentro do jogo, para o manter apelativo ao jogador.

Quanto aos anúncios, esse é um ponto mais fácil de entender. Até porque estamos mais familiarizados com essa estratégia. Muitos destes jogos grátis incluem publicidade, que é paga, e que leva os jogadores e visitar outros sites, a comprar produtos ou a tornarem-se seguidores de outras marcas, gerando assim um lucro significativo para o criador ou empresa responsável pelo mesmo.

Jogos de Vìdeo: Uma indústria sempre a crescer

O sector dos jogos de vídeo é um pilar fundamental na indústria do entretenimento e é fácil perceber a sua influência e importância. Só no último ano, o seu lucro total chegou aos 262 mil milhões de dólares, o que é mais do que o dobro do que a indústria da música e a do cinema combinadas. São números impressionantes e que se tornam ainda mais quando olhamos para as projeções: em 2027 estima-se que represente 312 mil milhões de dólares.

Os videojogos não dão sinal de vir a abrandar. A sua popularidade continua a aumentar de ano para ano e é fácil perceber algumas razões da sua popularidade e sucesso. Por um lado, é uma área que continua a alcançar novas conquistas tecnológicas a um ritmo impressionante, até porque há muito dinheiro investido disponível, que faz com que haja também cada vez mais engenheiros e programadores a trabalhar. Por outro lado, vem aí uma conquista que promete revolucionar ainda mais o sector. Falamos do metaverso, claro.

Este sector parece assim impagável. Obviamente que existem sempre factores externos que podem interferir e vir a afectar esta indústria, mas para já nada parece quebrar esta expansão galopante nos próximos anos. E, neste crescimento exponencial, os jogos gratuitos vão continuar a ter um peso especial. Por isso, não tenha receio de experimentar e de continuar a jogar aos seus títulos favoritos. Eles vão continuar aí para si.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui