Adobe Spark: e se pudesse profissionalizar o seu negócio gratuitamente? Saiba tudo!

Cada vez mais, deparamo-nos com a necessidade de profissionalizarmos o nosso modus operandi, em especial, para os proprietários ou gestores de algum negócio. Para o devido efeito, o marketing digital tem sido uma maneira bastante interessante de o conseguir.

Assim, que melhor que a Adobe para o fazer? Eis uma excelente ferramenta gratuita para aqueles que pretendem, numa primeira fase, não investir avançados programas de edição ou editores — a Adobe Spark.

Criar logótipos

Criar logótipos nunca foi tão fácil, como agora, mas por vezes, a dificuldade acaba por ser mais criativa do que prática — até no PowerPoint conseguimos criar um logótipo com alguma qualidade —, no entanto, o Adobe Spark consegue juntar o know-how dos seus programas de edição de gráficos e imagens, com a criatividade dos seus editores, para assim oferecerem ao cliente uma ferramenta de fácil manuseio.

Criar um logótipo é bastante simples com Spark!

O processo de criação é bastante simples, em 1º lugar, escolha o tamanho certo — a proporção que necessita para o destino final (redes sociais, website ou documento, por exemplo); em 2º lugar, selecione um modelo predefinido — oferecido pelos designers profissionais que serve de base à sua criação; em 3º, personalize seu projeto com as suas próprias imagens e fontes, mas tendo em atenção que poderá utilizar o pacote de fontes gratuito do Adobe para criar imagens tipográficas de qualidade; por fim, assim que estiver satisfeito com o resultado final, faça o download do seu logotipo no formato PNG ou JPG e utilize da melhor forma possível.

Criar banners para as redes sociais

O marketing digital foi um dos compromissos provenientes da inovação tecnológica e da proliferação da internet e redes sociais. Os banners são, iminentemente, um meio de alcançar o público de forma direta. A imagem, é a primeira coisa que o cérebro humano processa, apenas depois vem a tipografia do anúncio. Face a isto, a criação destas imagens de capa, como são conhecidas em português são um meio importante de promover o seu negócio digitalmente.

Criado o logótipo, é chegada a altura de apostar na segunda forma de chegar junto do seu público-alvo, uma imagem de promoção ao produto ou serviço oferecido. Eis uma sugestão da Adobe.

  1. Escolha uma imagem;
    • para este efeito, a Adobe oferece inúmeras fotografias sem direitos de autor;
  2. Aplique a tipografia ideal;
    • neste caso, deve aplicar o mesmo modelo utilizado no logótipo ou outro diferente que seja utilizado como “letra de marca” do seu negócio, aquele tipo de letra que utiliza para quase tudo; talvez seja este um dos aspetos mais importantes em todos os aspetos referidos;
  3. Verifique os requisitos de cada plataforma;
    • face à necessidade de obedecer a requisitos das plataformas onde publica as suas imagens de capa, quando fizer o upload, deve ter em atenção os aspetos de formatação da imagem e do conteúdo disponibilizado. O Adobe Spark permite que o faça clicando em apenas um botão — redimensionar — onde pode ajustar entre diferentes resoluções e disposições (1920×1080 ou 1080×1920, entre outras resoluções);
  4. Crie um layout personalizado;
    • criar um layout seu, atribui muita credibilidade ao seu negócio, uma vez que, o diferencia dos restantes que recorrem às mesmas ferramentas;

Editar vídeos e animações rapidamente

A edição de vídeo tem-se intensificado com o aparecimento de pequenos aplicativos móveis (com anúncios) ou gratuitos (de pequena envergadura) para PC, a fim de fazer pequenas montagens de imagens e cortes, em conjunto com músicas interessantes. Contudo, apenas os programas de maiores dimensões, maioritariamente pagos oferecem animações e outros recursos que favoreçam a visualização e credibilidade dos vídeos publicados. “Hoje em dia, conteúdo de vídeo atraente é essencial para qualquer campanha de marketing, visto que mais de 54% dos clientes no mundo todo prefere vídeos em vez de outros tipos de conteúdo de empresas e marcas”, refere a Adobe Spark na sua página.

Eis algumas dicas para todos os que desejam fazer um vídeo que abrace o marketing digital a outro nível. Em primeiro lugar, crie um projeto no Spark Video, depois, adicione conteúdos aos slides — sejam filmes ou gravações, imagens ou gráficos, podendo gerir o tempo de cada slide; em seguida, deve selecionar layouts pré-definidos (obedecendo às tendências oferecidas pela sua marca/negócio como aconteceu com o banner); através de texto e uma narração ao estilo voz-off poderá ser uma boa abordagem com o seu cliente; em quinto lugar, deve ter em conta a consistência das cores do seu vídeo, para ter a certeza que chega ao objetivo pretendido; coloque uma música ou efeito sonoro que combine e dê algum ânimo ao seu vídeo (como vemos nos grandes do YouTube) e pronto! Basta apenas publicar e compartilhar o seu vídeo a fim de alcançar o seu público através de uma nova abordagem.

Montagem de fotografias

A fotografia, como frisado anteriormente, tem um papel muito importante, e para ser incluído em cartazes ou ementas, deve ser trabalhada e pensada antes de o fazer. O Adobe Spark, nesse sentido, oferece uma excelente ferramenta de montagem de fotografias gratuita, onde pode modificar e criar excelentes modelos para cartaz de modo a garantir mais atratividade visual.

De forma bastante intuitiva, pode prestar atenção aos pequenos detalhes, manter definições de layout comuns (à semelhança do que fez nos outros meios de comunicação de marketing); Dê asas à sua imaginação e transforme-se num marketeer de sucesso.

Criar um currículo gratuitamente

A um nível mais individual, a criação de um currículo deve ser um dos aspetos bem presentes, mesmo que não se foque na perspetiva de negócio, mas sim de empregado (onde mostra as suas soft and knowldge-skills ao empregador ou cliente); Em apenas 5 passos, pode criar um currículo simples e conciso, que pode encontrar na página do Adobe Spark.

Criar cartões de visita para os seus clientes

Quer a nível presencial, físico ou digital, os cartões de visita permitem uma ligação à organização que representa na medida em que possibilitam uma proximidade cliente-empresa maior, com a possibilidade de um “passa-a-palavra” (ainda importante nos dias de hoje) e garantir, assim, maior visibilidade.

Eis algumas dicas deixadas pela equipa e pelo Adobe Spark de como pode fazer simples elegantes cartões de visita para o seu negócio.

  1. Escolha o tamanho e a forma;
    • apesar de o tamanho e formas padrão serem retangular na horizontal, existem outras opções que devem ser consideradas por si, aquando da diferenciação com os outros players.
  2. Escolha o tema;
    • neste caso, deve ser de acordo com o seu modelo de negócios; não irá certamente colocar automóveis se o seu foco for computadores, por exemplo.
  3. Utilize a sua imagem de marca ou logótipo;
    • a sua imagem deve estar sempre presente de forma a haver uma alusão cada vez maior à sua marca – muito graças à predominância da memória visual sobre qualquer outra (na grande maioria dos casos);
  4. Escreva uma mensagem simples e eficiente;
    • que vá de encontra aquilo de que o cliente procura ou vê nos valores da sua organização;
  5. Baixe, compartilhe ou imprima
    • pode utilizar esta ferramenta, seja para partilhar diretamente, como para fazer o download para o seu computador ou dispositivo móvel, antes de publicar;

Criar panfletos gráficos

A acrescentar às ofertas da Adobe, dentro do Spark também é possível criar flyers ou panfletos daqueles que costumamos receber, por exemplo das operadoras de telecomunicações, para assim dinamizarmos nosso marketing. Esses panfletos podem ser publicados sobre a forma de anúncios ou mesmo enviados ao estilo de newsletter.

Agora já sabe mais algumas dicas de como se profissionalizar dentro da sua organização na área do marketing digital, contribuindo para um maior alcance da sua carteira de clientes e, acima de tudo, do seu negócio. A app do Adobe Spark encontra-se disponível para computador (no browser), mas se preferir para Android ou iOS, poderá instalar o Adobe Spark Post.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here