Adobe e Microsoft Impõem Símbolo para Conteúdo Criado por Inteligência Artificial

A Adobe já tem pronta a sua “solução” para o problema do copyright e da IA. Já está disponível o símbolo que permitirá diferenciar o que foi criado por um ser humano e o que foi criado por IA. Este símbolo faz parte da ‘Content Authenticity Initiative’, apoiada por empresas como Microsoft, Leica, Nikon ou Truepic.

O símbolo CR. O ícone tem as iniciais CR, de ‘Content Credentials’. É um simples logótipo em preto e branco com as duas letras em minúsculas que será habitualmente adicionado no canto superior direito das imagens que tenham sido criadas com inteligência artificial.

Com metadados associados. Ao passar por cima deste ícone de transparência poderemos obter informações sobre a imagem, dependendo da quantidade de metadados que a imagem tenha associada.

Poderemos encontrar desde a data de criação até ao autor reconhecido, passando pela ferramenta ou aplicação utilizada e qualquer outro detalhe que o autor tenha introduzido manualmente.

Este símbolo poderá ser adicionado com ferramentas como Photoshop. Por ter sido criado pela Adobe, a primeira via para introduzir este logótipo será através de ferramentas como Photoshop ou Premiere e brevemente Microsoft Bing Image Generator. No entanto, o objetivo da coligação é que se expanda a mais empresas e todo o tipo de ferramentas, incluindo os geradores de imagens por IA.

Este é um enfoque muito diferente ao da Google. Em agosto foi apresentado o SynthID, a marca de água da Google para refletir quando uma imagem foi criada com IA. No entanto, o enfoque é diferente ao do símbolo CR. Enquanto que a proposta da Adobe e Microsoft é um símbolo facilmente reconhecível, a Google aposta por uma marca totalmente invisível para o olho humano. Uma está focada no utilizador e outra nos seus próprios sistemas.

Estes símbolos vão ser implementados de qualquer forma. Esta iniciativa não surge por acaso. A União Europeia foi quem solicitou a implementação desta marcação para identificar facilmente o conteúdo gerado por IA.

Há preocupação no sector sobre como gerir os direitos de autor juntamente com a inteligência artificial. Este símbolo dificilmente eliminará as complexidades, mas é um primeiro passo na direção certa.

Fonte: digiday

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui