Adobe adiciona Firefly, gerador de imagens AI, ao Photoshop

Adobe Photoshop tem uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) chamada Generative Fill que permite aos utilizadores estender imagens e adicionar ou remover objetos usando prompt de texto. Generative Fill é uma das primeiras aplicações Creative Cloud a usar Firefly, o gerador de imagens baseado em IA da Adobe. A funcionalidade está a ser lançada em beta e terá uma versão completa no Photoshop ainda este ano.

Os utilizadores podem deixar o prompt em branco e o sistema tentará expandir a imagem sozinho, mas funciona melhor se lhe for dado mais contexto e informação. As outras duas opções são “add detail” (adicionar detalhe) e “remove object” (remover objeto), que são auto-explicativas.

Esta ferramenta de IA torna a edição de imagens muito mais fácil e rápida, especialmente quando é necessário acrescentar elementos que não estavam originalmente na imagem. Por exemplo, se uma fotografia tem uma paisagem excecional mas uma parede estraga o fundo, os utilizadores podem usar Generative Fill para remover a parede e preencher o espaço com a paisagem original.

Generative Fill não é a única funcionalidade de IA no Photoshop. A Adobe tem vindo a desenvolver várias outras ferramentas baseadas em IA como o Content-Aware Fill, que é usado para preencher áreas vazias de forma inteligente, e o Sky Replacement, que permite aos utilizadores substituir o céu de uma foto por outro diferente.

O Generative Fill oferece também suporte para anexar dados de atribuição a imagens antes de partilhá-las online, informando aos visualizadores se o conteúdo foi criado ou editado usando IA. Pode verificar as Credenciais de conteúdo de uma imagem inspecionando-a em verify.contentauthenticity.org, onde encontrará uma visão geral das informações.

“Ao integrar o Firefly diretamente aos fluxos de trabalho como um co-piloto criativo, a Adobe está a acelerar a conceção, exploração e produção para todos os nossos clientes”, disse Ashley Still, vice-presidente sénior de mídia digital da Adobe. “O Generative Fill combina a velocidade e a facilidade da IA ​​generativa com o poder e a precisão do Photoshop, capacitando os clientes a dar vida às suas visões na velocidade da sua imaginação.”

O preenchimento generativo ainda não está disponível na versão completa do Photoshop, mas pode experimentá-lo fazendo download da versão beta para desktop ou como um módulo no aplicativo beta Firefly. A Adobe diz que podemos esperar um lançamento completo no aplicativo público do Photoshop no “segundo semestre de 2023”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui