Xiaomi MIUI 14 é oficial e já sabemos quais os smartphones que vão receber!

Ontem, a Xiaomi revelou o novo MIUI 14 no evento de lançamento da série Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro. A última versão do software móvel da empresa chega com uma série de características. Uma delas é a Xiao AI 6.0, a atualizçaão da assistente pessoal, que não estará disponível fira da China.

A Xiaomi diz que este é o MIUI mais optimizado e racionalizado até à data e começa com o Project Razor. A equipa por detrás do MIUI 14 atualizou a arquitetura do sistema ao nível do Kernel do Android com programação de CPU, GPU e recursos de memória, tamanho mais leve do firmware do sistema e diminuição da utilização de memória.

A Xiaomi afirma que o MIUI 14 funciona 60% mais suavemente em comparação com o seu predecessor no Xiaomi 12S Ultra. Outras optimizações incluem compressão automática para aplicações que não são utilizadas ativamente e uma comutação para desligar as notificações permanentes. Apenas oito aplicações de sistema não podem ser desinstaladas, o que constitui um grande salto em relação a versões anteriores do MIUI e que consideramos muito importante, pois apesar de os equipamentos virem com algum bloatware, é possível retirá-lo do smartphone.

O design do MIUI 14 apresenta pastas personalizáveis com ícones normais e grandes e novas opções de widget com várias formas e tamanhos. Uma das novidades mais inesperadas no MUI 14 são os widgets de flores e animais de estimação que são personagens animados semelhantes ao Tamagotchi que vivem no seu ecrã inicial.

O MIUI 14 também traz a fusão de ficheiros duplicados e o reconhecimento e extracção de texto melhorado de imagens na galeria. A privacidade também é revista com encriptação de ponta a ponta e processamento local dos dados do utilizador no dispositivo.

O MIUI 14 também tem um novo comando no centro de controlo que lhe permite atribuir acessórios Xiaomi, tais como auriculares sem fios entre os dispositivos Xiaomi através de arrastar e largar. Esta funcionalidade irá remover o incómodo de emparelhar os auriculares a outros dispositivos.

A nova função de conta familiar permite-lhe partilhar as suas fotografias e serviços de subscrição na nuvem com um máximo de 9 pessoas. Os utilizadores podem também partilhar os seus dados de rastreio de saúde do seu smartwatch para ajudar no rastreio de saúde dos membros da família.

Os tablets Xiaomi obtêm o benefício adicional da fácil troca de teclado e rato com computadores portáteis, bem como o espelhamento de ecrã e a funcionalidade de visualização alargada.

Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro serão os primeiros dispositivos a serem lançados com MIUI 14 em 14 de Dezembro. Xiaomi também partilhou o seu calendário oficial de actualizações para a China, que inclui os seguintes dispositivos:

Janeiro 2023

Abril 2023

Xiao AI 6.0

Para quem não sabe, Xiao AI é o assistente virtual da Xiaomi. Com a mais recente actualização MIUI, o assistente virtual da empresa traz algumas características e melhorias úteis, apesar de em grande parte muitas destas “novidades” podem não estar disponíveis na Europa.

Como a Google não tem presença na China, as marcas de smartphones no país confiam nos seus assistentes de IA próprios. O Xiao AI foi anunciado em 2018 e desde então, a empresa tem atualizado regularmente com características inspiradas em assistentes virtuais mundialmente populares como o Google Assistant, Apple Siri, e Amazon Alexa.

O recém introduzido MIUI 14 traz a Xiao AI 6.0. A última versão do software AI funciona agora localmente em smartphones e tablets. O Xiao AI 6.0 oferece as seguintes seis funções principais:

  • Sugestões da Xiao AI
  • Xiao AI Voz
  • Xiao AI Visão
  • Tradutor de Xiao AI
  • Xiao AI Call

As Sugestões Xiao AI são semelhantes às Siri Suggestions e Google Assistant Suggestions. A função faz sugestões ao longo do dia, com base nos seus cenários de utilização. A Xiao AI pode sugerir uma série de coisas, incluindo lembretes, controlos de domótica, ações relacionadas com viagens, estado do ciclo menstrual, e muito mais.

Como o nome indica, a Xiao AI Voice é a função padrão de controlo de voz. Enquanto que, Xiao AI Vision e Xiao AI Translator são substitutos de Google Lens e Google Translate, respectivamente.

Finalmente, Xiao AI Call é a aposta da Xiaomi no Google Pixel Call Assistant. Foi introduzido pela primeira vez em 2019, um ano após o Google ter lançado o original em 2018. A Xiao AI Call suporta rastreio de chamadas, tradução em tempo real, múltiplos dialectos chineses, e muito mais.

Infelizmente, a Xiao AI 6.0 não estará disponível nos mercados globais com a actualização MIUI 14. Fora da China continental, os smartphones e comprimidos vendidos por Xiao AI usam o Google Assistant.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui