TikTok pode estar a espreitar em endereços Bitcoin, e outros dados

Red Magic 6S

Como se sabe na semana passada foi o lançamento da versão beta do programador iOS 14 da Apple para iPhone, fez com que se torna-se muito óbvio que havia muitas aplicações iOS, muitas delas populares, que estão a ler dados do seu clipboard, mesmo quando não há uma razão clara e óbvia para tal, e ao que parece, podem também fazê-lo a partir de outros disppositivos Apple que estejam por  perto.

Isto veio à tona, quando foi relatado que a sensação do video social, o TikTok e dezenas de outras aplicações estavam de uma forma regular a recordar dados da área de transferência do iOS e iPadOS, mesmo quando não se estava numa caixa de entrada de texto.

E esses dados, podem perfeitamente incluir endereços Bitcoin ou até mesmo outras informações financeiras sensíveis.

Se pensarmos no cenário todo, não deixa de ser uma situação potencialmente enervante para qualquer pessoa que tenha por habito lidar com informações sensíveis num dispositivo Apple, quer seja palavras-passe, endereços Bitcoin, ou qualquer outra informação privada e valiosa. Mesmo que a maioria das aplicações não estejam a usar a função de forma maliciosa, mas só o facto de isto estar a acontecer acaba por levantar questões sobre a segurança de dados dentro do iOS.

O TikTok já veio dizer que ia abordar o assunto, mas ao que parece até agora nada fez. Mas atenção que não é só o TikTok, e não nos podemos esquecer que aqui coloca-se a questão da privacidade e da segurança.

Mesmo não havendo malícia no uso desta funcionalidade, a  verdade é que as aplicações deveriam rever esta funcionalidade, pois nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas fazem as suas vidas através dos iPhones e Smartphones, desde ir ao banco ver o saldo, como fazer compras com o cartão de credito.

Fonte: Decrypt

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here