Tem um computador ou Mac demasiado lento? A Google oferece uma solução!

Foi no início deste ano que a Google anunciou um “novo” sistema operativo, o ChromeOS Flex. Este sistema operativo já é conhecido por nós, pois é parecido ao ChromeOS que já está disponível em diversos ChromeBooks no mercado. No entanto, a Google quer disponibilizá-lo a qualquer pessoa, tal como acontece como o Linux que pode ser instalado em qualquer computador. Poder ler aqui como instalar o ChromeOS Flex em computadores antigos.

No entanto, o novo ChromeOS Flex tem uma particularidade que pode ser muito interessante, é um sistema operativo muito leve, já que funciona maioritariamente com a auda da nuvem (e com uma ligação à internet obrigatória) e que permitirá reutilizar os computadores já velhinhos e lentos que tme em casa.

O ChromeOS Flex está agora disponível para download em muitos dispositivos Windows e MacOS, com o Google a dizer que é especialmente útil para máquinas mais antigas, dando às empresas e escolas em particular mais flexibilidade nas suas escolhas de software.

O novo sistema operativo está disponível para download em 295 modelos certificados, e ainda mais que não tenham sido oficialmente testados pelos engenheiros da Google. Os modelos aprovados pelo Google incluem muitos modelos MacBook Air e MacBook Pro, muitos modelos Dell e HP, e outros.

Utilize ChromeOS em dispositivos Windows e MacOS

O Google afirma que os softwares extras que não servem para nada, o hardware desajeitado e as vulnerabilidades de segurança dos computadores antigos podem causar danos indesejados, sendo que a empresa compara estes problemas a danos causados pelo sol, com uma correção muito simples, ou um protetor solar como coloca a Google, é instalar o novo ChromeOS Flex em máquinas antigas.

O software “cloud-first” parece semelhante ao equivalente já visto nos dispositivos Chromebook, oferecendo uma forma facilitada de aceder às ferramentas do Google Workspace como o Gmail, Meet, Google Docs, com milhares de aplicações disponíveis a partir da Play Store.

O processo de actualização foi concebido para ser o mais fácil possível, com ChromeOS Flex capaz de ser rapidamente implementado via USB.

A empresa diz que “os dispositivos não abrandam com o tempo”, o que deverá contribuir para uma redução do lixo electrónico, do qual 40 milhões de toneladas em todo o mundo são, alegadamente, geradas todos os anos – o equivalente a 800 computadores portáteis por segundo.

ChromeOS Flex também é, em média, 19% mais eficiente em termos energéticos, ou diz a empresa num comunicado no seu blogue. As actualizações de fundo continuarão também a manter atualizados os dispositivos que executam a última interface ChromeOS Flex para garantir a proteção e segurança.

Apesar de ser um sistema operativo interessante, a Google está a forcar a sua aposta em empresas e estabelecimentos de ensino, já que também levam a uma redução no investimento de capital, uma vez que os dispositivos duram mais tempo. Dito isto, pode não ser adequado para toda a gente ou muitas organizações que dependem de aplicações apenas para Windows ou apenas para MacOS para realizar o trabalho, mas não deixa de ser mais uma opção muito interessante no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui