Google: Novo sistema operativo Chrome OS chega a PCs e Macs

A empresa multinacional norte-americana, Google, anunciou o plano de lançar o Chrome OS Flex, uma ramificação totalmente gratuita do sistema operacional Chrome OS. Em vez de depender de um novo hardware, o Chrome OS Flex foi projectado para ser executado em PCs e Macs com cerca de 13 anos. Isto significa que alguns dos computadores que estão a acumular pó em casa podem ser usados como máquinas de navegação na Web, desta vez com segurança actualizada e alguns recursos novos.

O novo sistema operacional foi desenvolvido pelo Google alguns anos depois de adquirir a Neverware – os criadores do Cloudready – e foi concebido principalmente para escolas e empresas com frotas de PCs ou Macs antigos que ficaram atolados após anos de uso.

O Google argumenta que esses sistemas podem ser revitalizados removendo o Windows ou o macOS e instalando o Chrome OS Flex, um sistema operacional leve que pode ser executado em hardware mais fraco e permanecer estável por anos devido à sua dependência da nuvem.

O Chrome OS Flex pode ser uma salvaguarda para empresas que tentam operar com uma frota mista de Macs ou PCs mais antigos e Chromebooks mais recentes. Esses sistemas antigos podem não receber uma nova vida com o Chrome OS Flex, mas com o Chrome Enterprise Upgrade, eles podem ser gerenciados com o Google Admin.

“Eu penso que o utilizador terá algumas vantagens com a velocidade ou o desempenho, mas uma das coisas mais certas é que o Windows não terá um desempenho tão bom no ano cinco quanto no ano um. O Chrome OS Flex não envelhecerá tão mal e não acumulará essa bagagem ao longo do tempo”, disse Forrest Smith, gerente de produto do Chrome OS.

Ainda são os primeiros dias para o Chrome OS Flex, e o Google admite que ainda não fez nenhum teste em larga escala. Com esse período de acesso antecipado, a empresa está a dar a oportunidade aos utilizadores de “brincar” com o sistema operacional e fornecer feedback antes de colocá-lo no mercado. Aqueles que quiserem experimentar o Chrome OS Flex podem fazê-lo carregando-o de um USB; esse método oferece uma maneira “sem riscos” de experimentar o Chrome OS Flex antes de fazer uma troca completa do sistema operacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui