Revolução da Inteligência Artificial nos Smartphones: Samsung Galaxy AI

No recente evento de apresentação dos Samsung Galaxy S24, a grande estrela não foi o hardware nem a mudança de política que garante sete anos de atualizações. A grande novidade foi a Samsung Galaxy AI, que marca a chegada da inteligência artificial como serviço no sector dos smartphones.

A Samsung Galaxy AI promete transformar a forma como usamos os nossos smartphones. Com esta nova funcionalidade, o nosso smartphone será capaz de realizar tarefas verdadeiramente impressionantes, como traduzir chamadas em tempo real, pondo fim à barreira do idioma. Mas as possibilidades não se ficam por aqui.

A inteligência artificial permitirá ainda desfrutar de funções avançadas de grande valor, tais como:

– Edição de fotografia e vídeo;
– Pesquisa inteligente ao tocar nos objetos que aparecem numa imagem;
– Transcrição de áudios;
– Resumo de conteúdos das páginas web;
– Organização inteligente de notas;
– Criação de folhas e capas;
– Design de fundos de ecrã personalizados.

Contrariamente ao que se poderia pensar, a Samsung Galaxy AI não será exclusiva dos Galaxy S24. Inicialmente, acreditava-se que esta seria uma característica exclusiva desta nova geração de smartphones para aumentar o seu valor geral e posicioná-los como uma solução mais avançada e inovadora em relação aos Galaxy S23. No entanto, a Samsung confirmou que esta tecnologia também chegará a outros dispositivos.

A Samsung confirmou que a Galaxy AI chegará aos Galaxy S23, Galaxy S23+, Galaxy S23 Ultra, Galaxy S23 FE, Galaxy Z Fold5, Galaxy Z Flip5 e à família de tablets Galaxy Tab S9. O modelo mais modesto em termos de hardware desta lista é o Galaxy S23 FE, que utiliza um SoC Exynos 2200, o mesmo que equipa os Galaxy S22.

Se o Galaxy S23 FE vai suportar a Samsung Galaxy AI, não há motivo para que esta tecnologia não chegue também aos Galaxy S22. Pessoalmente, acredito que este será o limite mínimo de dispositivos compatíveis com esta tecnologia. No entanto, é possível que o fator limitante acabe por ser o software, e que a Samsung Galaxy AI acabe por chegar a todos os dispositivos que atualizem para o One UI 6.1.

No entanto, ainda não está claro se todas as funções que a Galaxy AI integra estarão disponíveis em dispositivos anteriores aos Galaxy S24, nem se a sua implementação será gratuita ou se funcionará sob um modelo de pagamento. Independentemente disso, a chegada da Samsung Galaxy AI é um marco importante na evolução dos smartphones e estou ansioso para ver como esta tecnologia irá evoluir e transformar a nossa relação com os dispositivos móveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui