Nos últimos anos, temos assistido a uma verdadeira corrida tecnológica, onde as grandes empresas do setor digital procuram incessantemente inovar e oferecer aos seus utilizadores experiências cada vez mais ricas e personalizadas. A Meta, anteriormente conhecida como Facebook, não é exceção. Recentemente, surgiram rumores sobre uma funcionalidade que promete transformar a forma como interagimos com duas das mais populares plataformas sociais do mundo: Instagram e WhatsApp. Agora, esses rumores ganham corpo e tornam-se realidade.
A novidade em questão é uma barra de pesquisa impulsionada por Inteligência Artificial (IA), que já começa a dar o ar da sua graça em algumas contas do Instagram. Esta ferramenta não é apenas uma simples barra de pesquisa, ela é uma porta de entrada para um universo de conteúdos e possibilidades que, até então, pareciam pertencer apenas ao futuro. Inspirada no estilo do ChatGPT Premium, mas com um toque distintivo, esta barra de pesquisa IA permite aos utilizadores descobrir conteúdos de uma forma inédita.
Um exemplo claro do potencial desta tecnologia foi partilhado por um utilizador que conseguiu encontrar Reels sobre um pôr do sol em Maui, algo que talvez não descobrisse tão facilmente sem a ajuda desta nova ferramenta. Embora ainda não esteja disponível em Portugal, é uma questão de tempo até que esta funcionalidade chegue a todas as contas do Instagram e WhatsApp.
Honored and proud of our designers! pic.twitter.com/pU3CLbZNiE
— Aravind Srinivas (@AravSrinivas) April 12, 2024
A Meta tem dedicado muitos recursos ao desenvolvimento da IA, visando maximizar o seu potencial. A nova barra de pesquisa do Instagram é apenas uma das ferramentas que resultam desse esforço. Além disso, a empresa tem testado um novo chatbot de IA no WhatsApp, começando por utilizadores na Índia.
Esta barra de pesquisa IA não se limita a ajudar a encontrar conteúdos, ela também permite que os utilizadores conversem diretamente com a IA. Um grupo seleto de utilizadores já teve a oportunidade de testar esta barra de pesquisa avançada, onde é possível fazer perguntas ou utilizar opções pré-definidas. A promessa é revolucionar não só a descoberta de conteúdo, mas também a interação com as plataformas.
Quando esta funcionalidade chegar à sua conta, poderá ter conversas diretas com a Meta IA, fazer perguntas e descobrir novos conteúdos que se alinhem aos seus interesses. A Meta ainda não confirmou se está a utilizar tecnologia de IA generativa na pesquisa, mas afirma que as suas “experiências generativas impulsionadas por IA estão em desenvolvimento em diferentes fases, e que estão a testar uma variedade delas publicamente numa capacidade limitada”.
Esta inovação é uma resposta da Meta aos seus competidores diretos, como o TikTok, e às necessidades em constante mudança dos seus utilizadores. Ainda não sabemos se haverá mais surpresas no momento do lançamento, mas a expectativa já é alta.
A minha opinião sobre esta inovação é positiva. Acredito que a IA tem o potencial de transformar a forma como consumimos e interagimos com o conteúdo online, tornando a experiência mais relevante e envolvente. Contudo, é importante que a implementação destas tecnologias seja feita de forma responsável, garantindo a privacidade e a segurança dos dados dos utilizadores.
Fonte: Techcrunch