Recebeu uma mensagem dos CTT? Esteja atento que pode ser fraude

Hoje os correios de Portugal referiram que, de momento, se está a fazer uma “utilização abusiva do seu nome e imagem na Internet e mesmo em emails“.

Os Correios de Portugal, num comunicado, anunciam que  “repudiam veementemente esta situação e informam que não participaram de forma alguma no desenvolvimento de qualquer tipo de plataformas de investimento online, nem de qualquer outra solução semelhante”.

Entretanto, como forma de ajudar todos os cidadãos a protegerem-se, aconselham “especial prudência perante os conteúdos apresentados, lembrando que a contratação de qualquer produto ou serviço financeiro deverá ser sempre precedida de uma cuidada verificação da legitimidade da entidade que o comercializa, denunciando sempre qualquer conteúdo que pareça suspeito”.

Os correios esclarecem que o “phishing” se trata de uma “técnica de fraude online em que, através de mensagens SMS, emails ou publicações em ‘social media’ [redes sociais], se tenta obter informações confidenciais como contas de ‘login’, ‘passwords’ ou detalhes bancários, usando a identidade de instituições de confiança”.

Os correios anunciaram que foi já apresentada uma queixa-crime ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP).

Recorde-se que a pandemia de covid-19 fez disparar as denúncias de cibercriminalidade em Portugal e os números dos primeiros cinco meses de 2020 já superaram todos os registos do ano passado, adiantam indicadores da Procuradoria-Geral da República (PGR).

No que respeita à cibercriminalidade, continuam a predominar as fraudes na utilização da aplicação de pagamentos MB WAY, a difusão de mensagens de e-mail e SMS contendo malware (vírus informáticos), as campanhas de phishing e a extorsão por email.

O gabinete de cibercrime da PGR esclarece ainda que, na estatística dos cibercrimes, além dos crimes informáticos clássicos, constam burlas em plataformas de vendas online, divulgação ilícita de fotografias, crimes contra a honra, difusão de pornografia infantil ou crimes contra o direito de autor.

Podem ser consultadas informações sobre esquemas fraudulentos diretamente no site dos ctt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui