Programa Artemis: Fuga de combustível adia missão Artemis 1 para Outubro

O tão esperado lançamento da primeira missão do Programa Artemis foi novamente adiado devido a problemas técnicos. Na realidade, este evento só poderá voltar a acontecer em Outubro.

Após o lançamento que estava programado para o final de Agosto ter sido adiado para o passado dia 3, a NASA tinha esperança em resolver os problemas que surgiram antes do novo lançamento. Desta vez, o novo problema fez com que o os engenheiros da agência espacial decidissem adiar o lançamento apenas para Outubro.

O foguetão SLS de nova geração sofreu, desta vez, de uma fuga de combustível. Michael Sarafin, Diretor de Missão da Artemis, explicou que a fuga não era de resolução fácil. Ao que parece o problema foi originado por um sistema de desconexão rápida presente no sistema de combustível.

De acordo com Sarafin, a fuga começou quando o propulsor principal sofreu uma breve e negligente sobre pressurização começada por um comando manual introduzido de forma incorreta. Sarafin explicou ainda que a equipa não tinha a certeza se esta foi realmente a causa do problema, mas a quantidade substancial de hidrogénio inflamável presente na plataforma foi suficiente para impedir o lançamento.

A equipa técnica terá agora de substituir a junta não metálica que permite o funcionamento do sistema de desconexão rápida. Esta operação pode, no entanto, ser realizada tanto na plataforma de lançamento como no edifício de montagem de veículos, sendo que ambos possuem vantagens e desvantagens.

Ao realizar a operação dentro do edifício, a equipa já possuí uma estrutura capaz de proteger o foguetão mas irá limitar as capacidades de testagem de hidrogénio para apenas a temperatura ambiente. Já na plataforma, a equipa poderá testar o hidrogénio a temperaturas idênticas às do lançamento, mas será obrigada a construir uma proteção improvisada para o foguetão.

Com a janela de lançamento já fechada, a próxima oportunidade irá surgir já no próximo dia 16 de Setembro. No entanto durante esta nova janela o voo Crew-5 da SpaceX já está marcado para dia 3 de Outubro, apenas um dia antes do fecho desta nova janela, o que fará com que a NASA só volte a ter uma nova oportunidade no dia 17 de Outubro.

Bill Nelson, administrador da NASA, já se demonstrou paciente com este lançamento, admitindo que o Artemis 1 só descolará quando os engenheiros sentirem que é realmente seguro para o fazer.

Fonte: NASA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui